João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.99ºC
IBOVESPA 141159.19
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
CMJP aprova concessão do Pavilhão do Chá para restaurante e café escola do Sesc
07/10/2025 / 15:35
Compartilhe:

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, na manhã desta terça-feira (7), o projeto de lei que autoriza a concessão da Praça Venâncio Neiva ao Sesc para a implantação de um restaurante e café escola no histórico Pavilhão do Chá. A proposta, encaminhada pelo Executivo Municipal, foi articulada pela Secretaria de Inovação (InovaCentro) e faz parte da estratégia de revitalização do Centro da Capital.

Durante a sessão, o secretário de Inovação, Thiago Lucena, acompanhou a votação e destacou os benefícios da parceria. Segundo ele, o objetivo é devolver o espaço à população, unindo preservação patrimonial, turismo e qualificação profissional.

“A ideia é trazer um restaurante, um café escola, para o Pavilhão do Chá, para que a gente tenha uma formação de mão de obra que já é feita hoje no Sistema S, e também oferecer um espaço turístico e de convivência para quem circula pelo Centro”, afirmou Lucena.

O secretário ressaltou que o projeto segue o modelo de parceria público-privada, reduzindo custos de manutenção para o poder público e aproveitando a expertise do Sesc/Senac em serviços de hotelaria e gastronomia. Ele citou como referência o hotel do Sesc no Cabo Branco e o recém-inaugurado Hotel Bruxaxá, fruto de parceria semelhante com o Governo do Estado.

“A parceria público-privada traz economia aos cofres públicos. A gente traz uma entidade que sabe o que faz. Quando eles entram em um lugar, realmente entregam um bom serviço”, disse.

A proposta também foi discutida com os órgãos de preservação patrimonial. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) autorizaram adaptações no espaço, como o fechamento em vidro do Pavilhão para permitir climatização e maior conforto aos frequentadores.

Com a aprovação na Câmara, a concessão segue para os trâmites administrativos e permitirá ao Sesc/Senac iniciar o processo de implantação do café escola, que deverá funcionar como ponto de encontro para turistas, trabalhadores da região central e visitantes.