O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), deferiu nesta terça-feira (2/9) o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar o suposto alinhamento de preços nos postos de combustíveis da capital.
A decisão ocorreu após correções no texto do requerimento, feitas pelo autor da proposta, vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), atendendo a orientações da Procuradoria-Geral da Casa. Até o momento, apenas dois vereadores tiveram os nomes confirmados: Fábio Lopes (PL) e Fábio Carneiro (SD), este último indicado pelo Bloco Parlamentar do Centro Democrático.
Segundo Dinho, a CPI será formada por sete parlamentares e terá prazo inicial de 90 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado por mais 90.
A criação da comissão foi motivada por denúncias de que os postos de combustíveis teriam elevado simultaneamente o preço da gasolina de R$ 5,89 para R$ 6,29, o que levantou suspeitas de prática combinada.
Procons Municipal e Estadual chegaram a notificar donos de postos, que justificaram o aumento como forma de recompor margens de lucro. A instalação oficial da CPI deve ocorrer após a indicação de todos os membros do colegiado.