O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa (CMJP) reafirmaram a parceria em projetos de interesse da sociedade e da área administrativa das duas instituições. Essa disposição de cooperação foi renovada durante uma visita institucional de membros do Poder Legislativo municipal à direção do MPPB, que ocorreu na manhã desta terça-feira (21). No encontro, os membros dos órgãos puderam avaliar parcerias já consolidadas e expectar novas, que tenham como premissas o respeito à coisa pública, a transparência, a modernização do trabalho e o bem social.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, acompanhado pelo secretário-geral Rodrigo Marques da Nóbrega, recebeu a comitiva da CMJP, integrada pelos vereadores Valdir José Dowsley, Dinho (presidente); Bruno Farias, Odon Bezerra, Damásio Franca Segundo Neto, além de Rodrigo Farias (procurador), Rodrigo Paulo Neto (diretor legislativo) e Suetoni Souto Maior (diretor de Comunicação).
Antônio Hortêncio destacou a importância da manutenção do diálogo institucional e da cooperação técnica entre o MPPB e a CMJP, destacando que, como servidores do povo, as duas instituições têm objetivos em comum, que é atuar na resolução de problemas sociais. Ele citou o acordo que prevê a seção da tecnologia do sistema de processos MPVirtual à Câmara, lembrando que o sistema também foi exportado a outras instituições.
“Sempre dizemos que conseguimos fazer muito, com muito pouco, considerando que temos um orçamento bem limitado em relação a outros MPs. Desenvolvemos o MPvirtual, virtualizando 100% da instituição e isso nos permitiu continuar nossa atuação em todas as áreas mesmo no auge da pandemia, como também implantamos o teletrabalho antes da emergência em saúde. Acreditamos que, em várias situações, uma instituição não consegue sozinha dar conta de todos os problemas e, por isso, é importante o diálogo e a cooperação técnica entre os órgãos, cada um contribuindo com seu saber e sua atuação”, destacou o chefe do MPPB.
O secretário-geral do MPPB, Rodrigo Nóbrega destacou o simbolismo das duas instituições no sentido de serem reconhecidas como “casas do povo”. Nesse contexto, os anfitriões e os visitantes também conversaram sobre a necessidade de adequar seus prédios públicos para receber a população e permitir um trabalho mais eficiente. As duas instituições têm projetos para construir novas sedes, que comportem todos os seus órgãos internos e gerem economia aos cofres públicos em relação a aluguéis de imóveis e custeio de serviços gerais e de segurança.
Já o presidente da CMJP elogiou o sistema cedido e citou a estrutura de comunicação da CMJP (TV, portal e rádio) colocada à disposição para divulgação de campanhas do Ministério Público. Dinho Dowsley também citou a adequação do Poder Legislativo às recomendações do MP, ressaltando que elas produzem uma melhor prestação dos serviços, com destaque para as áreas de transparência e proteção de dados. “Com isso, a gente avança. Estamos aqui para cumprimentar o procurador-geral e dizer que estamos à disposição para novas parcerias”, disse Dinho, sendo acompanhado pelos demais integrantes da sua comitiva.