João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 27.39ºC
IBOVESPA 128106.1
Euro 5.4065
Dólar 5.0153
Peso 0.0058
Yuan 0.694
CMJP: Vereadores cobram retorno das aulas presenciais nas universidades públicas
17/02/2022 / 16:51
Compartilhe:

A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) cobrou o retorno das aulas presenciais nas universidades públicas durante pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). “Quais as dificuldades de ter aulas presenciais, se muitos professores das universidades públicas já dão aulas nas universidades privadas de forma presencial?”, questionou a parlamentar.

Segundo a vereadora, professores de disciplinas que exigem aulas práticas já estão dando aulas de forma presencial e, mesmo seguindo todos os protocolos sanitários e com os alunos vacinados, professores de disciplinas teóricas estão “negando o direito dos alunos de terem aula presencialmente”, afirmou Eliza Virgínia lembrando que nem todos os alunos dispõem de tecnologia suficiente para acompanharem as aulas de forma remota. “Isso é negar condições igualitárias para alunos, isso é uma forma de improbidade administrativa”, alertou.

“Vemos alunos que não têm mais ânimo de estudar de forma virtual. Ao mesmo tempo, vemos shows sem distanciamento social e pessoas sem máscaras. Mas show pode, não pega covid”, ironizou a vereadora. “É muita hipocrisia”, concluiu.

A parlamentar afirmou que já elaborou diversos requerimentos para as universidades públicas pedindo informações sobre o retorno às aulas presenciais. “As respostas que recebemos eram que estavam reformulando os protocolos para receberem os alunos ou adequando os riscos biológicos. Não somos burros, não tem como aturar e engolir desculpa esfarrapada como essa”, declarou Eliza.

“Os alunos das universidades já estão vacinados, não tem mais desculpa. Tenham vergonha na cara, é a única coisa que está faltando. Estamos tratando de privação de direitos”, apelou a parlamentar.

Quem também se manifestou a favor das aulas presenciais na sessão desta quinta-feira (17) foi o vereador Marcos Henriques (PT). O vereador destacou que tramita na Casa um Projeto de Lei Ordinária (PLO), de sua autoria, que implementa diretrizes sobre a volta das aulas presenciais para alunos com esquema vacinal completo.

“Esse meu projeto vai estabelecer a apresentação do esquema vacinal, mas também vai garantir que os alunos não vacinados assistam suas aulas de forma remota. Então fica garantida a educação para todos”, pontuou.

O vereador Carlão (Patriota) concordou com o apelo da vereadora.

“Se um conselho de educação diz que a volta das aulas presenciais oferece riscos a professores e alunos, sendo que 90% já estão vacinados, o que está faltando para a volta? Eles querem dizer que a vacina, o distanciamento social e o uso de máscara não dão certo?”, indagou Carlão.