João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 32.9ºC
Patos 37.92ºC
IBOVESPA 122102.15
Euro 6.3412
Dólar 6.085
Peso 0.006
Yuan 0.8344
CNN Brasil desmente ao vivo fala de Alexandre Garcia sobre vacinas
19/08/2021 / 18:43
Compartilhe:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CNN Brasil desmentiu uma fala do jornalista Alexandre Garcia, 80, durante o telejornal Novo Dia, nesta quinta-feira (19). Ele afirmou no quadro Liberdade de Opinião que jovens não precisam tomar vacina contra Covid segundo estatísticas.

Minutos após os comentários de Garcia, a apresentadora Elisa Veeck leu um comunicado dizendo que procurou o infectologista Renato Kfouri para esclarecer o tema.

“Segundo o médico, a medida previne mortes em adultos e idosos com formas graves. Ou seja, a proporção maior de casos graves irá acometer as pessoas que não tomaram a vacina”.

A apresentadora disse ainda que 1.581 pessoas entre 10 e 19 anos morreram este ano por complicações da Covid-19 no Brasil. “No caso das crianças, [a taxa de hospitalização] que era de 0,35% poderão, sem vacina, chegar a 15%”.

Garcia coleciona polêmicas em seu quadro no telejornal Novo Dia. Em maio deste ano, ele se desentendeu com o então apresentador Rafael Colombo, 43, e ameaçou deixar a CNN Brasil durante a exibição ao vivo.

Durante a conversa, Colombo comentou a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que declarou a possibilidade de editar decreto para garantir o direito de “ir e vir”. Garcia, que apoia o político, questionou o âncora e disse que Bolsonaro quer apenas cumprir a Constituição brasileira.

Ele ainda afirmou que o presidente tem “todo o direito” de lançar o decreto para proibir governadores e prefeitos de determinarem restrições para o controle do coronavírus. “O direito à vida também está na Constituição. Os governadores e prefeitos não estão tentando garantir o direito à vida?”, questionou então Colombo.

Após um período de silêncio, Garcia respondeu: “Eu não estou sendo entrevistado”, fazendo referência à pergunta. Colombo então seguiu a apresentação e disse que os dois continuariam a conversa no dia seguinte, sexta-feira (7), já que não havia mais tempo.

Um mês depois, Colombo acabou pedindo para deixar o quadro Liberdade de Opinião, na CNN Brasil, após um ano como apresentador. O jornalista teria se sentido incomodado com a citação de Garcia, em um relatório do Google enviado à CPI da Covid que aponta a ligação do comentarista na propagação de fake news.