
Nos últimos dias, um vídeo gerou repercussão nas redes sociais ao levantar suspeitas sobre a comercialização de possíveis refrigerantes falsificados no município de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba.
Nas imagens, turistas relataram que compraram, em três mercados diferentes da cidade, garrafas retornáveis de Coca-Cola que apresentavam rótulos de papel, diferentes dos rótulos normalmente impressos diretamente no vidro. Além disso, um dos consumidores afirmou que o sabor da bebida também não correspondia ao padrão conhecido do produto.
Diante da repercussão, a SolarBR Coca-Cola — empresa responsável pela fabricação e distribuição dos produtos da marca Coca-Cola nas regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste — divulgou uma nota esclarecendo que as embalagens mostradas no vídeo não foram adulteradas. Segundo a companhia, o uso do rótulo de papel ocorreu em razão de uma atualização recente na fórmula do refrigerante.
Confira a nota na íntegra:
“A Solar Coca-Cola esclarece que as garrafas retornáveis de Coca-Cola Original registradas em vídeos com dois rótulos não representam qualquer irregularidade ou risco ao consumidor.
A situação decorre da recente atualização da fórmula do produto, que passou a ter redução de açúcar e, por isso, exigiu a adequação das informações nutricionais. Nas garrafas retornáveis, como o rótulo é impresso diretamente no vidro, foi aplicada uma etiqueta complementar com os novos dados por meio de um procedimento seguro e autorizado.
A companhia reforça que o uso de vasilhames retornáveis faz parte do compromisso da Solar Coca-Cola com a sustentabilidade e a economia circular, evitando o descarte prematuro de embalagens. Todos os nossos produtos seguem rigorosos padrões de qualidade e controle, reiterando o nosso compromisso com segurança, sustentabilidade e respeito ao consumidor.
Em caso de dúvidas, o SAC (0800 275 0857) está à disposição para esclarecimentos”.
O consumidor que suspeitar ou identificar qualquer indício de adulteração ou falsificação de produtos pode procurar o Procon Estadual da Paraíba para registrar uma denúncia.
O atendimento presencial é realizado na sede do Procon-PB, localizada na Avenida Almirante Barroso, nº 693, no Centro de João Pessoa. Também é possível entrar em contato pelo telefone 151. Para que a fiscalização seja realizada, é necessário informar o nome do estabelecimento onde o produto foi adquirido.