A Codevasf tem promovido avanços significativos no saneamento básico de comunidades rurais da Paraíba com a instalação de mais de 250 módulos sanitários de desidratação, também conhecidos como banheiros secos. Na próxima sexta-feira (24) acontecerá a entrega definitiva aos gestores dos municípios.
Com um investimento de R$ 3,2 milhões, cidades como Água Branca, Santa Inês, Bonito de Santa Fé, São José do Brejo do Cruz, Catingueira, Casserengue e São Sebastião do Umbuzeiro foram contempladas com a solução. Haverá também o anúncio da instalação em mais duas cidades: Juru e Emas.
Esses módulos são projetados para funcionar sem conexão à rede de esgoto, água ou energia elétrica, utilizando um sistema que desidrata os dejetos. A tecnologia é baseada na combinação de calor solar e ventilação natural, reduzindo o volume dos resíduos em até 90% e eliminando odores. O processo transforma os dejetos em um material seguro para o meio ambiente, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da saúde pública.
“A entrega desses módulos sanitários é um marco para a região e reforça o compromisso da Codevasf com a dignidade das pessoas e o cuidado com o meio ambiente. Estamos investindo em soluções que não apenas melhoram a qualidade de vida, mas também garantem saúde pública e sustentabilidade para as comunidades rurais”, afirmou Irlen Guimarães, superintendente regional da Codevasf.
Os módulos sanitários representam uma alternativa prática e sustentável para regiões com infraestrutura limitada, destacando como soluções simples podem ter um impacto transformador na qualidade de vida das pessoas.