Estimular o hábito de leitura desde os primeiros anos de vida é uma prática essencial, pois permite que as crianças se familiarizem gradualmente com letras, palavras e frases, mesmo quando são muito pequenas. Isso prepara o terreno para a alfabetização, tornando a introdução às letras e palavras menos surpreendentes para as crianças. Portanto, é crucial encorajar a leitura desde a tenra idade, o que facilitará não apenas a leitura, mas também o desenvolvimento da escrita posteriormente.
“Ao estar em casa, as famílias podem promover o hábito de leitura adquirindo livros adequados às preferências das crianças. Por exemplo, se uma criança tem interesse em astros, estrelas, lua e planetas, a família pode adquirir ainda livros com essa temática, despertando mais a atenção da criança. À medida que o tempo passa, é possível explorar livros com diferentes conteúdos e títulos”, destaca a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do GGE, Roberta Rayanne Oliveira.
Além disso, outra maneira eficaz de incentivo à leitura é aproveitar oportunidades cotidianas, como a ida ao supermercado. De acordo com Roberta, mesmo para crianças muito pequenas, é possível envolvê-las na leitura por meio de rótulos e embalagens. Isso pode começar com uma leitura logográfica, em que a criança identifique símbolos de marcas, levando gradualmente ao reconhecimento das letras e palavras.
Se uma criança enfrenta dificuldades na leitura, a coordenadora orienta que o primeiro passo é identificar a natureza dessa dificuldade, pois pode ser uma dificuldade na leitura de sílabas, no reconhecimento de letras ou em outros aspectos.
“A dificuldade na leitura pode ter várias causas, desde a falta de estímulo até transtornos ou distúrbios que requerem investigação especializada. A família deve manter uma comunicação regular com os professores desta criança para avaliar se as dificuldades são normais para a idade e para a série, ou se precisa de um profissional especializado”, alerta Roberta.
Colégio GGE tem projetos específicos para promoção da leitura
O Colégio GGE implementa projetos específicos para promover a leitura entre os alunos por meio do programa L.E.R, que faz parte do currículo acadêmico. Dentro desse programa, existe o projeto Ciranda Literária, que abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com leituras adaptadas para cada faixa etária.
Na Educação Infantil, por exemplo, a Ciranda Literária envolve uma troca de livros entre os alunos. As crianças levam os livros para casa, leem com as suas famílias, e compartilham suas experiências em sala de aula sobre o que mais gostaram da história.
Além disso, o Colégio GGE tem o Bibi do Livro, que é uma iniciativa que consiste em uma biblioteca móvel, na qual uma criança vem pedalando uma bicicleta que tem uma banquinha cheia de livros. O nome “Bibi” faz referência justamente à buzina que tem na bicicleta. Quando ela passa, os pequenos podem escolher os títulos que mais lhes interessam para levar para casa, uma maneira mais lúdica de incentivar a leitura.
Adicionalmente, a escola realiza diariamente contações de histórias na sala de aula, utilizando livros do acervo do GGE ou livros que as crianças tragam de casa. Essas atividades criam um ambiente propício para o desenvolvimento do gosto pela leitura desde a infância.
Sobre o GGE
O GGE traz os bons resultados obtidos com alunos de Pernambuco para a capital paraibana.
A rede, que possui atualmente sete unidades (quatro em Recife-PE, uma em Caruaru-PE, uma em João Pessoa-PB e, a mais recente, em Petrolina-PE), completou 27 anos de história em março.
O sucesso do Colégio GGE vem da sua metodologia de ensino própria, apoiada por uma equipe de professores altamente capacitados e pelo Sistema de Gestão Pedagógica V4, que é referência no Nordeste. O Colégio tem projetos e ações específicas para desenvolver o conhecimento e os valores dos alunos em parceria com a família.
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