22.1 C
João Pessoa

Colégio GGE incentiva leitura nas crianças através da troca de livros e do desenvolvimento textual

No contato com a literatura, crianças desenvolvem o intelecto, as emoções e a criatividade através do hábito da leitura e escrita

O Colégio GGE chega em João Pessoa, a partir do próximo ano, com um ensino que é líder de aprovações em Pernambuco. Para continuar formando cidadãos completos, o Colégio contempla uma grade curricular que abrange 6 programas integrados indispensáveis para uma eficiente educação. Entre eles, por exemplo, está o L.E.R. (Leitura, Escrita e Reescrita), programa que transforma a aprendizagem dos alunos desde a fase de letramento até a preparação pré-vestibular, quando garante notas de excelência na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ciente de que a leitura é um diferencial no desenvolvimento da criança, durante todo o ano letivo o Colégio GGE disponibiliza, a cada semana, um livro inédito para que o aluno da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 possa levar para casa. A escolha da leitura é do estudante, de acordo com seus critérios, sem gerar a sensação de obrigação. Trata-se da Ciranda Literária, que faz parte do programa L.E.R e é sucesso entre as famílias, já que promove a interação no ambiente domiciliar e incentiva, desde cedo, a autonomia do aluno.

Leia Também

“A Ciranda Literária é um projeto de incentivo à leitura que tem como objetivo fazer com que os alunos tenham acesso a uma grande diversidade de livros. A ideia é que cada aluno participante não apenas desenvolva o prazer pela leitura, mas que também incentive seus colegas na escolha dos livros que mais gostaram, falando de suas histórias preferidas e estimulando o gosto por ler”, explicou a gestora pedagógica do Colégio GGE, Anabelle Veloso.

Divulgação/GGE

Na extensão do projeto são realizadas trocas de livros entre as crianças, contações de histórias e discussões acerca da literatura selecionada. A Ciranda também engaja o aluno no processo de aprendizado com fichas literárias e trabalhos desenvolvidos pelo professor. Para tornar a Ciranda Literária ainda mais atrativa para os pequenos da Educação Infantil, foi criado o Bibi do Livro, que é uma biblioteca itinerante montada em um velocípede, guiada por um dos alunos, e que estimula a imaginação e a liberdade da escolha, com cada criança decidindo, entre os títulos, aquele que quer conhecer.

A influência da leitura no aprimoramento textual

A Ciranda Literária garante a interação, informação, estímulo ao desenvolvimento da escrita e aprimoramento textual desde a infância. Dessa forma, os pequenos leitores descobrem novos mundos, estimulam a criatividade e o desenvolvimento da escrita através do contato com as diversas estruturas e gêneros textuais. Os temas das histórias dos livros são abordados em sala de aula pelos professores e, ao final do semestre, são organizadas rodas de leitura e momentos de convivência onde alunos e professores compartilham as experiências que vivenciaram por meio dos livros.

“A ideia é que os alunos falem sobre o que leram, sobre o que chamou a atenção de forma espontânea, de forma natural, sem a pressão do ler para fazer uma atividade relacionada à leitura. A leitura precisa ser por prazer”, ressalta Anabelle.

Colégio GGE inaugura unidade em João Pessoa – Divulgação

João Pessoa terá projeto educacional completo da Educação Infantil ao Ensino Médio

As obras da nova unidade do Colégio GGE estão em ritmo acelerado. A rede educacional finca as raízes na capital paraibana oferecendo um projeto educacional completo, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O investimento é de mais de R$15 milhões em uma estrutura ampla e moderna.

Com entrega programada para novembro de 2022, a nova unidade GGE em João Pessoa tem um planejamento específico para oferecer conforto e bem-estar para estudantes e colaboradores. O prédio está situado em localização privilegiada no bairro de Miramar, na rua Orlando Soares de Oliveira, 36.

A estrutura física contará com cerca de 5.500 m² de área construída e uma área verde com aproximadamente 2.800 m². Além disso, haverá acessos distintos para facilitar o fluxo de entrada e saída dos alunos, mais de 45 salas (entre salas de aula, laboratórios, espaços multidisciplinares, salas Maker e STEAM), quadra poliesportiva, quadra pequena, parque molhado infantil, auditório, espaços exclusivos para cada segmento de ensino, estacionamento e muito mais.

Mais Informações:
Site: gge.com.br/joaopessoa
Telefone: (83) 3142-0081

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#