Durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, as aulas passaram a ser remotas/híbridas e algumas crianças e adolescentes tiveram dificuldades em acompanhar o novo formato e até apresentaram baixo rendimento. Foram comuns relatos de pais e responsáveis, de diversos contextos, preocupados com o “gaping” de aprendizado que aconteceu com alguns estudantes.
De acordo com Tayguara Velozo, gestor pedagógico do Colégio GGE, é de extrema importância acolher as crianças e adolescentes e entender o que aconteceu com eles durante a pandemia.
“O primeiro passo é acolher, cuidar desse socioemocional e abraçar esse aluno para, juntos, identificar as necessidades e as dificuldades de cada um. É assim que a gente trabalha aqui, olhando o aluno de forma individual, com muito acolhimento, com muito carinho, com muito zelo e, juntos, criamos planos de ação de melhoria para quem é estudante”, destaca.
Mesmo que as dificuldades e o baixo rendimento escolar não tenham sido específicos do período pandêmico, uma equipe pedagógica multidisciplinar e bem preparada faz toda a diferença para ajudar quem está passando por dificuldades.
“Temos diversos projetos de orientação de estudos da equipe de psicologia da escola sobre como estudar, o que devemos fazer para melhorar nosso desempenho, entre outros. Esses projetos dão dicas iniciais até dicas mais avançadas, sobre horário de estudo e muito mais”, ressalta Tayguara.
Projetos para tirar dúvidas e incentivar a prática constante de exercícios também colaboram para superar dificuldades. Para o Ensino Fundamental 2, por exemplo, o Colégio GGE tem o “Exercitando”, no qual disciplinas como Matemática, Física e Química têm professores no contraturno realizando exercícios com os alunos para que todas atividades do material didático sejam cumpridas.
Além disso, o Plantão de Dúvidas, que também funciona no contraturno, dispõe de professores nas salas de estudo à disposição dos estudantes para tirar dúvidas de forma individual.
O acompanhamento da família junto ao acompanhamento pedagógico são essenciais para a melhoria do rendimento escolar. Por isso, o Colégio GGE fortalece o elo com pais e responsáveis por meio do Plantão Pedagógico, uma proposta diferenciada para dar o feedback às famílias.
“O Plantão Pedagógico do GGE é diferente. Enquanto os alunos fazem provas, a equipe multidisciplinar fica atendendo os pais. Isso acontece com uma periodicidade mensal, é uma conversa individual com a família. Quanto mais perto a família estiver da escola, melhor é o rendimento do aluno, por isso, valorizamos muito esse atendimento individual para cada família. Juntos, traçamos as estratégias para cada aluno”, diz Tayguara.
O Colégio GGE, líder em aprovações em Pernambuco, chega em João Pessoa trazendo um diferencial que permite o acompanhamento completo e diário dos alunos por meio de um sistema de gestão pedagógica próprio, disponibilizado de forma digital, que contém todas as informações para ver de perto a evolução do aprendizado e da performance disciplinar do estudante.
Trata-se do Sistema de Gestão Pedagógica V4. Com o V4, que pode ser acessado pelo desktop ou celular, os pais e responsáveis podem ver rotinas, conteúdos programáticos, agenda do aluno, histórico de notas e disciplinar, projetos pedagógicos entre outros recursos avaliativos que compõem o V4. A mesma plataforma também é utilizada por gestores, coordenadores, professores e pelos próprios estudantes. O conjunto de estratégias garante um diagnóstico completo e rápido de como vai o aluno na escola.
A equipe de matrículas do Colégio GGE vivenciou treinamento intenso e está pronta para receber, de forma acolhedora, novos alunos e seus responsáveis na unidade João Pessoa. Interessados em conhecer mais sobre o projeto pedagógico do GGE podem visitar a nova unidade, que está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O prédio está situado em localização privilegiada no bairro de Miramar, na rua Orlando Soares de Oliveira, 36.
Mais informações:
gge.com.br/joaopessoa ou telefone: (83) 3142-0081.