João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.8ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.4657
Dólar 5.1936
Peso 0.0058
Yuan 0.7172
Colégio GGE prepara cinco dicas valiosas para quem quer fazer universidade fora do Brasil
05/01/2024 / 08:23
Compartilhe:

Realizar o sonho de estudar em universidades renomadas no exterior não precisa ser uma meta inatingível para os jovens estudantes paraibanos. Ao contrário do que muitos possam imaginar, essa aspiração pode se concretizar sem que o aluno tenha que deixar o Brasil, ou até mesmo João Pessoa. De acordo com o Colégio GGE, a chave para alcançar esse objetivo está na preparação adequada para se candidatar às vagas.

Por isso, o Colégio GGE oferece um programa específico para aqueles que almejam vagas em universidades internacionais, denominado “Programa de Graduação no Exterior”.

O início da preparação, segundo o GGE, deve ocorrer a partir do 9º ano do Ensino Fundamental para proporcionar ao aluno o embasamento necessário sobre as exigências para aprovação.

Nesse Programa de Graduação do Exterior, os alunos recebem orientações detalhadas para se candidatar a vagas nas universidades fora do país. As aulas, realizadas semanal ou quinzenalmente, dependendo do estágio do programa, abordam conceitos fundamentais do processo de admissão em instituições de ensino superior nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Os tópicos incluem aprimoramento do inglês, elevação das notas, compreensão dos custos envolvidos, busca por bolsas de estudo, assistência financeira, participação em encontros em inglês, entre outros.

Dicas do Gestor do Departamento Internacional GGE, Charles Hodges:

Charles Hodges, experiente gestor do Departamento Internacional do GGE, já aconselhou centenas de alunos que aspiravam cursar faculdades no exterior. Em preparação para aqueles que desejam iniciar esse sonho em 2024, Hodges compartilha cinco dicas valiosas:

1) Melhore seu inglês: Ok, inglês não é a única língua falada mundo afora, mas é sem dúvida a língua que mais vai lhe abrir portas. Com o inglês, dá pra estudar não só nos países de língua inglesa (como EUA, Canadá, Reino Unido), mas em boa parte dos países da Europa, Coreia do Sul e Japão)

2) Cuide das suas notas: junto com o inglês, o fator mais importante, no geral, no processo de seleção das universidades no exterior, são seus resultados escolares, geralmente a partir do 9° ano do Ensino Fundamental. Não tem que tirar 10 em tudo, mas tem que ter os melhores resultados que você consegue.

3) Varie suas atividades: muitas universidades no exterior não estão procurando apenas os bons alunos na parte acadêmica, muitas querem, também, líderes e cidadãos. Procure uma variedade de atividades extracurriculares para participar. Não procure ser muito “estratégico” nisto, não fique se perguntando “o que vai ficar bom” no currículo. Em vez disso, encontre o que você gosta e invista seu tempo, seja no esporte, teatro, trabalho voluntário, ou um pouco de tudo.

4) Comece a planejar cedo: não espere até o 3º ano do Ensino Médio para começar a pensar no seu projeto internacional. As universidades vão olhar seu histórico a partir do 9º ano, então, atente você também!

5) Venha para o GGE e faça parte do Programa Graduação no Exterior: o GGE, numa parceria com a Brazil World Grupo, oferece, a partir do 9º ano, a preparação adequada para seus alunos. O “Pre-Counseling” (9º e 1º ano) trata de temas acerca desta busca, preparando os alunos desde cedo para sua vida pós-GGE. O “Test Prep” (2° ano) prepara alunos para quatro dos principais testes neste processo–SAT, ACT, TOEFL e IELTS. O “Academic Counseling” (3º ano) consiste no acompanhamento individualizado para seu plano de aplicação para universidades no exterior, tendo em conta seu perfil, seus interesses, e o orçamento familiar. Tudo em inglês!