João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 35.11ºC
IBOVESPA 124788.16
Euro 5.6058
Dólar 5.1726
Peso 0.0058
Yuan 0.7142
Colégio GGE utiliza desenvolvimento de jogos como estratégia para conscientização sobre diabetes, obesidade e hipertensão
21/10/2022 / 16:37
Compartilhe:

O Colégio GGE, que chega em João Pessoa no próximo ano, tem uma metodologia inovadora que estimula a criatividade dos alunos. Para conscientizar e prevenir sobre diabetes, obesidade e hipertensão, os alunos atuaram na elaboração de jogos eletrônicos e de tabuleiro sobre as doenças para aprenderem sobre os riscos, formas de cuidado e prevenção. Dessa forma, o GGE cumpre seu papel formador, estabelecendo hábitos saudáveis na rotina dos estudantes.

Conforme o professor de Educação Física, Mário Duarte, os jogos são elaborados pelos próprios alunos e devem abordar uma das três temáticas: diabetes, hipertensão ou obesidade. Na criação dos games, os alunos devem aplicar uma sequência lógica, tendo começo, meio e fim, para a resolução de um problema.

“Eles têm um mês para pesquisar sobre o assunto e idealizar o seu jogo, podendo ser uma recriação adaptada. Pode ser com perguntas e respostas, por exemplo. Os jogos são desenvolvidos em grupos e algumas informações têm que constar nos projetos. Como aspectos do tabuleiro, da caixa, as regras e conteúdos básicos. Já na versão eletrônica, tem que ter um tutorial explicativo de como jogar”, revela o professor.

A elaboração desses projetos vai além dos conteúdos comumente tratados em aula e aplica conhecimentos multidisciplinares, como criar soluções, tomar decisões e trabalhar bem em equipe, em uma experiência significativa.

Após a confecção do jogo, é hora de apresentar as regras, compartilhar com os colegas e se divertir enquanto aprende, mergulhando no universo de cada material elaborado. Além da versão digital, em plataforma online, os jogos de tabuleiro ficam disponíveis na escola e podem ser utilizados nas aulas de Educação Física sempre que a temática for abordada.

A importância de um ensino que estimule a curiosidade

O professor Mário enfatiza que essa metodologia faz com que o aluno também busque e pesquise mais sobre o assunto. Entender melhor os sintomas de cada uma dessas doenças os ajuda, por exemplo, a compreender como melhorar a sua alimentação e adotar hábitos mais saudáveis.

Além disso, a elaboração dos jogos estimulam uma aula de Educação Física que não foca só no exercício, mas usa da multidisciplinaridade para abordar temas relevantes à saúde dos estudantes, cultivando a prática de aplicar os estudos em estratégias que melhoram a qualidade de vida.

“A importância para o aluno é a questão da aprendizagem, o desenvolvimento e o conhecimento sobre as doenças, já que são doenças crônicas, que estão sempre próximas às famílias. Assim eles podem entender cada uma delas na questão da alimentação, no seu cuidado, na sua prevenção”, ressalta o professor.

Em algumas dessas atividades, pais e responsáveis também são convidados para participar de partidas, um momento enriquecedor de troca de experiências, conscientização e promoção de uma rotina mais saudável em família.

Unidade em João Pessoa já está aberta à visitação

Interessados em conhecer mais sobre o projeto pedagógico do GGE podem visitar a nova unidade, em João Pessoa, que está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A rede educacional finca as raízes na capital paraibana oferecendo um projeto educacional completo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em uma estrutura ampla e moderna. O prédio está situado em localização privilegiada no bairro de Miramar, na rua Orlando Soares de Oliveira, 36.

A estrutura física contará com cerca de 5.500 m² de área construída e uma área verde com aproximadamente 2.800 m². Além disso, haverá acessos distintos para facilitar o fluxo de entrada e saída dos alunos, mais de 45 salas (entre salas de aula, laboratórios, espaços multidisciplinares, salas Maker e STEAM), quadra poliesportiva, quadra pequena, parque molhado infantil, auditório, espaços exclusivos para cada segmento de ensino, estacionamento e muito mais.

Mais Informações:
Site: gge.com.br/joaopessoa
Telefone: (83) 3142-0081