O colesterol alto é uma das causas principais de surgimento de doenças do sistema circulatório, incluindo condições graves como o acidente vascular cerebral (AVC), infarto e a insuficiência cardíaca.
Embora no geral seja um problema silencioso e que só pode ser diagnosticado com precisão por meio de exames de sangue, o colesterol ruim (LDL) alto pode levar o corpo a emitir sinais quando se encontra em níveis perigosamente descontrolados.
Um dos primeiros locais do corpo onde os sinais de colesterol alto aparecem são nos pés. Os pés inchados, com a pele excessivamente fria e pálida costumam estar associados aos entupimentos das artérias causados pela condição.
Além disso, dores nos dedos, tanto das mãos como dos pés, podem ser resultado do acúmulo de colesterol. A sensação frequente de formigamento também pode estar associada ao problema
Em casos mais graves, podem aparecer xantomas, espécies de acúmulos de gordura que formam caroços dolorosos, semelhantes a pequenos machucados, também causados pelo alto nível de gordura.
Estes sintomas ocorrem pois o colesterol alto só costuma se manifestar no corpo quando as artérias estão com a circulação comprometida pelo estreitamento causado pelo acúmulo de gordura em suas paredes. Por isso, ao notar os sinais, é preciso procurar orientação médica com urgência.
Para manter os níveis de colesterol controlados e evitar problemas, a recomendação é se afastar dos fatores de risco clássicos. São eles:
+ Sedentarismo
+ Alimentação rica em ultraprocessados e alimentos gordurosos
+ Obesidade
+ Diabetes não controlada
+ Pressão alta não controlada
+ Tabagismo
*Com informações do Metrópoles