A Assembleia Legislativa da Paraíba, sob liderança do presidente Adriano Galdino, reagiu com firmeza à tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Trinta e três dos 36 deputados estaduais assinaram nota conjunta classificando a medida como absurda, ilegal e uma tentativa de intervenção política. A manifestação destaca que os EUA mantêm superávit comercial com o Brasil há 15 anos, somando mais de R$ 400 bilhões.
A iniciativa da ALPB tem repercussão nacional e se soma à pressão institucional de outros estados, governadores e parlamentares federais que alertam para os impactos negativos da medida sobre a economia, o câmbio e a geração de empregos no Brasil. O documento paraibano também denuncia o risco à estabilidade democrática e à soberania nacional.
“Trump mirou no presidente do Brasil e acertou em cheio o povo brasileiro”, afirma o texto. Não assinaram a nota os deputados Wallber Virgolino (PL), George Morais (União Brasil) e Sargento Neto (PL).