João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 32.75ºC
IBOVESPA 119210.38
Euro 5.8576
Dólar 5.4546
Peso 0.006
Yuan 0.7516
Copa do Mundo Fifa de Futebol Feminino 2023: O crescente prestígio e oportunidades para marcas
17/07/2023 / 09:34
Compartilhe:

A Copa do Mundo Feminina de Futebol está prestes a começar, despertando o interesse não apenas dos fãs do esporte, mas também das marcas que buscam se conectar com um público cada vez mais engajado e diversificado. Apesar das disparidades salariais e da menor visibilidade em relação à Copa Masculina, a modalidade feminina tem conquistado, ano a ano, espaço e prestígio, muito graças a um movimento crescente pela inclusão liderado por mulheres em todo o mundo.

Pesquisa recente das empresas Macfor e BringMeData traz informações, dados e insights importantes sobre o evento esportivo, com destaque para a oportunidade de engajar esse crescente público. Uma das constatações surpreendentes é o aumento do interesse pelo futebol feminino. Segundo a pesquisa, 78% dos entrevistados têm a intenção de assistir aos jogos, mesmo que apenas 58% prefiram vê-los ao vivo. Isso indica um alto índice de engajamento e uma expectativa positiva em relação ao torneio. Além disso, os dados revelam que o público enxerga as marcas envolvidas na Copa do Mundo Feminina com bons olhos, reconhecendo a oportunidade de gerar apreço pela luta pela inclusão das mulheres, além de dar visibilidade às suas histórias.

No entanto, mesmo com o crescente interesse, ainda há disparidades em comparação à Copa Fifa de Futebol Masculino. Por exemplo, o prêmio para a equipe vencedora da Copa do Mundo Feminina em 2023 será de US$150 milhões, enquanto a última competição masculina teve um valor de premiação de US$400 milhões, ou seja, mais de duas vezes e meia. Essa diferença abissal nos valores reflete a necessidade contínua de valorizar e investir no futebol feminino para alcançar uma maior equidade. E nem vamos falar da diferença salarial que chega ser 125 vezes maior para atletas do futebol masculino.

Apesar das diferenças, a Copa do Mundo Feminina de Futebol tem conquistado um público cada vez mais diversificado, interessado em consumir conteúdos, além das transmissões ao vivo. Plataformas como Youtube, Instagram e TikTok se tornaram preferidas para acompanhar entrevistas, bastidores e histórias das atletas, abrindo oportunidades para as marcas se envolverem com o público da Copa do Mundo Feminina por meio de parcerias nessas plataformas e criação de conteúdos diversificados do universo do futebol das mulheres.

Outro aspecto importante que a pesquisa revela é a associação do futebol feminino com valores como inspiração, igualdade, diversidade, empoderamento e progresso social. O público enxerga a modalidade como uma agenda progressiva e progressista, livre dos estigmas e excessos associados ao futebol masculino. Nesse sentido, contar histórias autênticas, relevantes e respeitosas é urgente e necessário para ajudar a fortalecer a presença do futebol feminino e criar ídolos que representem bem a força das atletas.

A Copa do Mundo Fifa de Futebol Feminino 2023 terá início no próximo dia 20 de julho, na Austrália e Nova Zelândia, e a expectativa é que seja, de fato, um sucesso de público, superando o recorde de audiência registrado em 2019, com mais de 1 bilhão de pessoas assistindo aos jogos.