João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 30.9ºC
Patos 36.06ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Digital é legal, mas não abandone o marketing tradicional
27/02/2023 / 10:30
Compartilhe:

Com a crescente busca por métodos de marketing de alto impacto e resultados, muitas políticos estão abandonando as formas tradicionais de marketing para se adaptar às tendências modernas de marketing digital. É verdade que algumas dessas táticas, como anúncios pagos, e-mail marketing e SEO facilitam e muito o dia a dia e aumentam o alcance das mensagens, mas isso não significa que você deva ignorar completamente as alternativas offline.

As estratégias de marketing offline  como materiais gráficos, relacionamento com imprensa e mídias tradicionais, organização de eventos e marketing de guerrilha podem ser muito eficazes quando se trata de marketing de longo prazo com resultados significativos e duradouros. Neste artigo, vamos dar uma olhada nos benefícios de não ignorar completamente as formas tradicionais de marketing e discutir como você pode usá-las para que o resultado seja percebido nas urnas.

Vantagens de não abandonar a rua, o relacionamento, o marketing tradicional

  • Criar relacionamentos significativos

Nos dias de hoje, as pessoas buscam relacionamentos pessoais e mais autênticos, e uma maneira de alcançar isso é através de campanhas de marketing tradicionais. Aproveite a oportunidade para estabelecer relações próximas com o eleitor e apresentar valores e seus projetos. Quando você faz isso, você mostra ao seu público que você realmente se importa com ele, o que pode ter um impacto profundo em como as pessoas pensam sobre o seu nome.

  • 2. Estar presente no local certo no momento certo

O marketing tradicional oferece a você uma grande oportunidade de se colocar na frente das pessoas certas, no momento certo. Se você estiver presente no local certo no momento certo, poderá se beneficiar de uma campanha de marketing de longo alcance. Você pode escolher o seu público-alvo, o local e o momento certo para chegar a eles com sua mensagem. Um bom exemplo disso é a presença em eventos de grande repercussão nas regiões onde atua.

  • Compartilhar a história

O marketing tradicional dá a você a chance de contar uma história única sobre você e causar um impacto positivo e memorável. isso pode ser feito por meio da publicidade, imprensa e mídia impressa, por exemplo.

  • Redução de custos

Embora o marketing digital possa ajudá-lo a alcançar seu público-alvo com boa assertividade, a verdade é que, às vezes, as campanhas de marketing tradicionais podem ser mais baratas usando por exemplo o Marketing de Guerrilha, que se baseia em estratégias impactantes aproveitando fatores surpresa, momento e atenção.

Conclusão, um novo Oceano Azul se formou.

O ambiente digital, que já era muito usado antes da pandemia, se tornou um oceano extremamente vermelho quando todos tiveram que ir exclusivamente para as redes sociais para conversar com seus públicos. Com todos nas mesmas águas turvas gerou-se um tsunami de informação, fake-news e mensagens irrelevantes.

Por outro lado, o ambiente tradicional do marketing ficou esquecido pela maioria, gerando assim um oceano azul, calmo e cheio de possibilidades.

Pra aproveitar essas estratégias é necessário a contratação de profissionais que entendam e tenham experiência no marketing tradicional, em campanhas offline e principalmente, que saibam unir o melhor dos dois mundos. Assim, o mundo passa a ser “Figital”.

Falaremos o que é o “Figital” em um novo artigo, mas pra não deixar o leitor com a impressão que erramos na digitação, o termo a união entre o Digital e o Físico, aproveitando o melhor dos dois mundos.

*Por Gabriel Scarpellini

Gabriel Scarpellini é membro fundador da Alcateia Política, é publicitário e especialista em Marketing Político e Comunicação Governamental pelo IDP. Sócio da GAS 360, agência de publicidade, e atua também como consultor em marketing político. Colunista do Blog Alcateia Política.