Os estudantes de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UNIESP Centro participaram da 23ª edição do Intercom Nordeste 2023, realizado entre 20 e 22 deste mês em Campina Grande, na UFCG.
Orientados pelo Professor Artur Maia, os estudantes Carolina de Faria, Jéssica de Andrade, Kamila Gabryele, Yasmin Fernandes, Gabriel Ewald, Gustavo Limeira e Sávio Braga apresentaram suas pesquisas acadêmicas em diversos temas como Publicidade, Marketing Digital, Chat GPT e Redes Sociais.
Gabriel Ewald, estudante do quarto período do curso, relatou que “participar do Intercom Nordeste foi bem diferente e importante para pessoas que já atuam, como eu, e têm uma visão mais mercadológica. Sinto que esse aprofundamento na parte acadêmica com a realização de uma pesquisa científica, a escrita de um artigo para apresentar resultados em um evento como esse é fundamental para o estudante se inserir na dinâmica da vida acadêmica de pensar, ou seja, praticar a escrita de um TCC ou realizar uma apresentação, para citar dois exemplos. E o conhecimento gerado por toda essa experiência também contribui muito para a formação profissional, pois nos mantém atualizados não apenas com as teorias, mas nos fundamenta para a prática no mercado.”
Já Carolina de Faria, aluna concluinte em 2023.1 de Publicidade e Propaganda, afirmou que “participar do evento apresentando a pesquisa que realizei sobre um assunto que amo (redes sociais) foi muito valioso para mim, que desejo seguir a carreira acadêmica. Nesse sentido, o evento também foi muito enriquecedor para o networking e para conhecer outros projetos e universidades que promovem pesquisa. Produzir academicamente não só contribui para a sociedade, mas para minha carreira profissional pois, mesmo quando nos formamos, precisamos estar em constante aprendizagem. Tudo que vimos em sala de aula no curso de Publicidade UNIESP está embasado na produção científica e pesquisar, ler, escrever dentro da perspectiva acadêmica só agrega à minha vida profissional e me prepara para qualquer desafio que eu tenha em minha atuação na área.”
O professor Artur Maia contou que a experiência é fruto de um trabalho que busca dar contexto às teorias estudadas em sala e sentido à pesquisa científica voltada para a vida profissional. “Acredito que a participação no Intercom propiciou aos estudantes uma compreensão prática de que a construção do conhecimento científico deve ser feito em diálogo com uma ampla comunidade composta por pares do nosso campo de atuação. Isto é, um entendimento de que as trocas circulares e dialógicas são fundamentais para o aprofundamento do saber acerca da complexa realidade da comunicação social no mundo contemporâneo”, afirmou.
Daniel Costa, coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de publicidade, marketing e comunicação do UNIESP , destacou a importância da participação dos estudantes em eventos como o Intercom. “Em 2022 recebemos na instituição parte da programação do evento do Intercom Nacional, em parceria com a UFPB e outras instituições, o que foi muito importante para incentivar e motivar nossos alunos a terem essa experiência e contato com estudantes de todo o país, produzindo ciência sobre a comunicação, no maior evento do país na área.”
As matrículas para os cursos de graduação “Publicidade e Propaganda” e “Produção Publicitária”, assim como das pós-graduações em Comunicação e Marketing do UNIESP, estão com matrículas abertas. Para se inscrever, acesse o link: https://www.iesp.edu.br/ingresso/inscreva-se
RODRIGO MENDES é estrategista de marketing político e comunicação pública e institucional com 25 anos de experiência. Coordenou 60 campanhas eleitorais e prestou consultoria para diversos governos, instituições, lideranças e empresas. É publicitário, sociólogo, especialista em marketing e mestre em Ciência Política.
Autor de “Marketing Político – o poder da estratégia nas campanhas eleitorais”; “Marketing Eleitoral – Aprendendo com campanhas municipais vitoriosas” e dos e-books “A falha na distribuição da comunicação”; “O eleitor subconectadoe a realidade do marketing eleitoral no Brasil”; “Marketing Governamental”; “Novas estratégias eleitorais para um novo ambiente político” e “DataMídiaPerformance”.