A decisão de hoje do Tribunal de Contas do Estado tem dois significados políticos muito importantes para o tabuleiro de 2022.
O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), teve as contas do exercício 2019 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em audiência realizada nesta quarta-feira (18).
A decisão atendeu ao pedido de reconsideração proferido pela defesa do ex-prefeito, que em sua arguição apresentou documentos que comprovam o compromisso de Cartaxo com uma gestão ética e transparente durante seus oito anos de mandato.
O relator do processo, conselheiro André Carlo Torres Pontes, em seu voto, manteve a decisão anterior. Reiterou as irregularidades apontadas pela Auditoria e que motivaram a reprovação, destacando a questão do elevado números de servidores contratados sem concurso. Mas, foi foto vencido.
Os demais membros da Corte entenderam que a mácula, de forma singular, não teria o condão de reprovar as contas daquele exercício, no entanto, deverá ser considerada em futuras prestações de contas.
O fato ocorre no mesmo dia em que a Corte rejeitou um recurso do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), contra a decisão que julgou irregular a prestação de contas referente ao ano de 2016.
Cartaxo segue sem restrições para a disputa eleitoral no ano que vem. Já Ricardo Coutinho não teve a mesma sorte.