João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 27.62ºC
IBOVESPA 135623.15
Euro 6,42
Dólar 5,57
Yuan 0,78
Lula articula MDB para 2026 e irrita aliados do PSB
26/06/2025 / 08:52
Compartilhe:

Com autorização do presidente Lula, emissários do Planalto iniciaram conversas discretas com lideranças do MDB visando manter o partido na base de apoio para 2026. Os contatos envolvem nomes estratégicos como os clãs Calheiros, em Alagoas, e Barbalho, no Pará. O movimento ocorre apesar da resistência do PT, que ainda associa o MDB ao impeachment de Dilma Rousseff.

Nos bastidores, a especulação gira em torno da vice-presidência na chapa de Lula. A atual titular do Planejamento, Simone Tebet, tenta se viabilizar, mesmo enfrentando desgaste em seu próprio Estado. Sem prometer nem negar, o Planalto acena com a vaga para atrair os emedebistas.

A ofensiva chegou aos ouvidos do PSB, que ocupa hoje a vice com Geraldo Alckmin, e causou mal-estar entre os socialistas. O MDB, por sua vez, prepara um congresso nacional em setembro para decidir oficialmente os rumos da legenda em 2026.