O marketing político da Paraíba foi um dos grandes vencedores, em Londres, nesta quinta-feira (01/06), do Polaris Awards, competição global que reconhece trabalhos inovadores e excepcionais em comunicação e gestão política, campanha eleitoral e relações públicas.
A campanha do governador reeleito pela Paraíba, João Azevêdo (PSB), rendeu 2 prêmios ouro e 1 prata para o trabalho conduzido pelos estrategistas políticos Juarez Guedes e Bruno Gomes Guedes.
Uma das peças publicitárias aclamadas com ouro foi o clipe em que João aparece tocando guitarra enquanto a edição cria uma ligação entre o governador e nomes de diversos bairros da capital paraibana. Também houve um prata por melhor uso de redes sociais e mais um ouro na categoria campanha regional de porte estadual.
“Em síntese: mais do que compreendida. A mensagem política precisa ser sentida. Gerar emoções, ser atrativa, relevante e conectar com as pessoas”, afirma Juarez Guedes, da Agência Seleta.
Para o estrategista de marketing político, a participação na democracia exige um sentimento de pertencimento e as peças vitoriosas carregam uma carga de emoção disruptiva em torno de uma mensagem “congruente, relevante e atraente”.
“Elas têm uma característica diferente daquelas propagandas que são convencionais e, em especial o filme da guitarra, é um filme que mesmo com um contexto tão local, pra falar que o governador é de João Pessoa, citando os bairros, ela consegue ser sentida, ela tem uma emoção que serve como um gatilho pra não só atratividade, mas pra conectar as pessoas, ela gera um sentimento pra quem consome aquele conteúdo, inclusive quem não tem uma relação com o contexto daquela peça”, explica Juarez.
Os estrategistas políticos da Mosh Brasil, Jader França e César Rocha, e Emanoelton Borges, da Alfa Inteligência, voltam de Londres com dois ouros, uma prata e um bronze pelo trabalho nas campanhas para governador de Pedro Cunha Lima (PSDB), na PB, e Miguel Coelho (União), em PE.
Pelo trabalho com Pedro, na corrida para o governo da Paraíba, a equipe ficou com prata na categoria de campanha eleitoral viral nas redes sociais, com destaque para ações no TikTok.
Criado no Reino Unido, o Polaris Awards reúne um júri internacional de 35 países, composto por gestores de campanha referências no mercado global, que avaliou mais de 400 projetos participantes de 20 países.
Ver essa foto no Instagram
RODRIGO MENDES é estrategista de marketing político e comunicação pública e institucional com 25 anos de experiência. Coordenou 60 campanhas eleitorais e prestou consultoria para diversos governos, instituições, lideranças e empresas. É publicitário, sociólogo, especialista em marketing e mestre em Ciência Política.
Autor de “Marketing Político – o poder da estratégia nas campanhas eleitorais”; “Marketing Eleitoral – Aprendendo com campanhas municipais vitoriosas” e dos e-books “A falha na distribuição da comunicação”; “O eleitor subconectadoe a realidade do marketing eleitoral no Brasil”; “Marketing Governamental”; “Novas estratégias eleitorais para um novo ambiente político” e “DataMídiaPerformance”.