Antes de iniciar sua campanha, é essencial definir sua plataforma e mensagem, o que você irá defender. O que você pretende alcançar como candidato(a)? Quais são as principais questões e problemas que você deseja abordar? Ter uma plataforma clara e uma mensagem impactante é fundamental para conquistar a simpatia dos eleitores e diferenciar-se dos demais candidatos(as).
Tornar-se conhecido(a) é uma tarefa que não oferece maiores desafios, a menos que você seja muito tímido (a). Do contrário, lembre-se que desde quando passou a falar, conversar e interagir, você passou a conhecer outras pessoas. Mas isto ainda não é suficiente.
É preciso que você seja conhecido e lembrado (a) por alguma característica, atributo ou virtudes (de preferência). E mais, considere incluir entre os seus contatos todos os dados e informações possíveis que permitam aproximar cada novo contato, transformando em alguém com quem se pode aprofundar a conexão, fazer amizade, realizar negócios.
Não perca a oportunidade de registrar e manter atualizados dados como:
Ainda no final dos anos 1980, numa entrevista a um comunicador, o milionário paulistano, Chiquinho Scarpa, declarou que tinha fichas de cada pessoa a quem ele conheceu ao longo de sua vida. Nestas fichas ele anotava vários itens que o permitisse manter o contato vivo, incluindo informações de caráter pessoal, como aniversário, estado civil, nome do cônjuge e até preferências pessoais como bebida, alimento, cor, coisas que ia registrando conforme aumentava a sua proximidade com o contato.
Assim, ao longo do tempo, ele passava a ter informações valiosas como:
Para acelerar este processo de “tornar-se conhecido” uma dica de ouro é integrar e participar de forma contributiva em grupos, como por exemplo:
Ao participar de grupos como os citados acima, mantenha presença sistemática e traga contribuições que venham “adicionar/ agregar valor” ao propósito de cada um dos grupos dos quais participa.
O conjunto das suas contribuições servirão como referência para que você se destaque, ao mesmo tempo em os demais participantes vão se lembrar de você pelo reconhecimento de sua contribuição – atitudes, palavras e valores praticados e sugestões de sua autoria.
Definir sua plataforma, que também podemos chamar “bandeiras e temas”, é o ponto de partida para que você possa realizar 3 movimentos simultâneos:
A escolha de bandeiras deve ser cuidadosa e feita com critério, pois você deve ter autoridade e conhecimento sobre os problemas identificados e capacidade para articular soluções que sejam acolhidas pelos públicos com os quais se relaciona.
As candidaturas podem trazer como plataforma “bandeiras” relacionadas a:
Para exemplificar, são causas possíveis e algumas genéricas:
Muito importante: Eleitoras e eleitores votam em candidaturas que demonstram condições para resolver os problemas que elas querem ver solucionados.
Um estudo denominado “Quem é o eleitor conectado”, organizado por Maíra Martins Morais e Gisele Pimenta de Oliveira e publicado pela Presença Política Publicações, em 2020, trouxe luzes para a comunicação política na percepção dos usuários de redes sociais.
Vale destacar que o que mais interessa aos eleitores (mais de 70% dos entrevistados) conectados são:
E embora haja manifestação favorável de uma parcela relevante (entre 20% e 10%), são significativamente menos procurados conteúdos relacionados a:
Há evidente resistência à política e entes políticos, tanto que mais de 32 milhões de eleitores (20,59%) se abstiveram de votar em 2022, no segundo turno. E os votos brancos e nulos chegaram a 5,7 milhões de eleitores (4,59%), o que evidencia a “não escolha” de 1 em cada 4 eleitores.
Ainda sobre o “Eleitor Conectado” se pode notar que 78% dos entrevistados declararam não haver fidelidade partidária, ao mesmo tempo em que 83% declararam preferir votar em uma candidatura ao invés de um partido específico, seja ele qual for.
Determine quais serão os públicos preferenciais para que o seu relacionamento se aprofunde e seja melhor desenvolvido. Considere os públicos mais sensíveis e aderentes aos seus temas e bandeiras, que tem potencial para formar sua base na realização de ações para ampliar o engajamento de seguidores, a relevância dos seus canais e o combustível para impulsionar seus conteúdos para perfis semelhantes.
A melhor narrativa é aquela que respeita as características e personalidade da candidatura. Não importa se comete atentados contra a gramática, ou à língua portuguesa. Importa a sinceridade e clareza de sua mensagem aos seus seguidores e apoiadores.
Por mais contundente que sejam os temas e bandeiras da candidatura, as características de cada plataforma das redes sociais demandam adequação da linguagem, conteúdo e formato. Estas características também são elementos que permitirão diferenciar a candidatura dos concorrentes e melhorar a vinculação e engajamento de eleitores.
Lembre-se que a comunicação digital, especialmente a praticada nas redes sociais, está sujeita a teste de aceitação e avaliação de desempenho. Por isto, quanto antes estruturar suas bandeiras e arco narrativo, mais assertiva será a sua comunicação em favor do seu futuro mandato.
A Alcateia Política é um coletivo de estrategistas em Marketing Político, com o propósito de defender e manter a democracia e preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania.
Como coletivo de estrategistas, desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em Marketing e Comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.
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