Conhecimento e relevância são atributos que favorecem o alcance de resultados por quaisquer tipos de instituições: empresas, institutos, fundações, associações, partidos e mesmo órgãos governamentais. Por esta simples razão, todas as organizações e seus dirigentes deveriam utilizar estratégias de marketing em favor de seus propósitos.
Nilson Hashizumi*
O Marketing existe, porque a competição existe.
E a melhor estratégia de Marketing é aquela que possibilita alcançar objetivos com o menor esforço possível.
Imagine as eleições no Brasil em 2022: foram 29.262 pedidos de registro de candidatura, dos quais 26.405 foram considerados aptos pelo TSE na disputa por seis diferentes cargos eletivos (presidente, governador, senador, deputados federais, deputados estaduais e deputados distritais (DF).
Ao final da apuração, foram eleitos:
Foram 1.635 mandatos disputados por 26.405 candidaturas, cada qual com a sua particularidade, “abraçando diferentes causas” e todas lutando para se destacar em meio à concorrência para finalmente alcançar o mandato.
E para alcançar o voto, todos disputaram a preferência de eleitores e eleitoras, num esforço de proximidade, para que candidatas e candidatos pudessem cumprir os 4 estágios de conexão, definidos pela propaganda:
Entre eleitores há quem prefira conectar-se a entes políticos, independente do partido, que hoje somam 31 agremiações, incluindo 3 federações partidárias. E muito provavelmente o fazem porque poucos são os partidos que têm se utilizado de boas práticas de Marketing e seu uso estratégico.
Os partidos – a exemplo de empresas – também podem beneficiar-se de estratégia de Marketing para consolidar imagem, marca e propostas de valor, que trazem como resultado ao menos 3 importantes benefícios:
E por fim, dentro da mesma lógica, dirigentes de instituições, como os partidos políticos, precisam apropriar-se de estratégias de Marketing na condução dos seus respectivos cargos.
Ao utilizar estratégias de Marketing, o dirigente pode impactar positivamente públicos diversos, como formadores de opinião, veículos de comunicação, lideranças, membros de todas as esferas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que tenderão a tornar-se simpáticos às suas iniciativas no exercício executivo de suas funções à frente das instituições.
Mais. Estratégias de Marketing também têm o poder de facilitar acessos, criar sinergias e até mesmo “abrir portas”, modificando tendências e cenários, como resultado de mudança na percepção dos atores que interagem com o dirigente, suas instituições, partidários e apoiadores.
Somos um coletivo de estrategistas em Marketing Político, com o propósito de defender e manter a democracia e preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania.
Desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em Marketing e Comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.
Assumimos como missão: “Contribuir para a melhoria da sociedade brasileira, por meio de ações políticas éticas e inovadoras”.