Neste 2024 serão realizadas eleições municipais em 5.568 cidades, onde os cargos a prefeito (a), vereadores e vereadoras estarão em disputa. Cada qual com seu conjunto de atributos com um único propósito: vencer as eleições. Certamente haverá mais candidatos do que vagas a preencher e neste cenário de competição, o marketing é o elemento que vai destacar projetos e propostas com adequada percepção de valor pelo eleitorado.
Parece simples? Não. Muito longe disto. Quando observamos o cenário, podemos dizer que “é quase um milagre alcançar um mandato”, diante de tantos desafios impostos por competidores, propostas, ideias, pautas e necessidades que a população apresenta.
O marketing é a abordagem científica que permite estruturar um conjunto de ações e atividades com o propósito de “facilitar” a aproximação e conexão entre pessoas que não conhecem a candidatura, de maneira a desenvolver um relacionamento com a proposta da candidatura, até que estas pessoas – antes desconhecidas – se tornem eleitores.
De posse das técnicas apropriadas de marketing, a pré-campanha se transforma na arena para sensibilizar a população para os problemas latentes e desafios os mais diversos, momento em que possíveis eleitores começam a se conectar com as candidaturas.
Mais adiante, é tempo de motivar eleitoras e eleitores com propostas e soluções para os principais problemas identificados, ampliando a conexão com a candidatura e “engajando” para o período eleitoral.
Por último, e não menos importante, o ciclo se completa quando – durante o período eleitoral em campanha – eleitores e eleitoras mobilizados se transformam em “defensores da candidatura” e – mais do que defender e pedir o voto entre amigos, parentes e simpatizantes – passam a votar em favor da candidatura escolhida.
Por isto o marketing político é tão útil e necessário a candidatas e candidatos.
O exercício de atração, conexão e engajamento é tão importante e demanda tanto tempo, recursos e atenção para o fortalecimento da base eleitoral, que muitos mandatários e pré-candidatos já realizam pré-campanha contínua e permanente.
O esforço se justifica pelo ciclo evolutivo dos relacionamentos, que impõe diferentes esforços na condução destes públicos para níveis crescentes de consideração e aderência à candidatura até o voto, transformando o relacionamento uma verdadeira experiência de conexão, a saber:
E para vencer cada uma das etapas, é essencial que ações integradas sejam efetivadas ao longo do tempo, mantendo sintonia com a proposta de valor representada pela candidatura, e engajando seguidores, apoiadores e possíveis militantes.
Há muitas etapas a vencer e o esforço contínuo de atração obrigam a equipe de campanha a realizar ações propositivas, reforçando aspectos que permitam ampliar o relacionamento com a base e facilitando a mobilização e engajamento através do conjunto de atributos favoráveis à candidatura, como por exemplo:
Independente do tamanho da campanha, o marketing organiza, formata, personaliza e determina o conjunto de ações que melhor atende ao desafio das candidaturas, indicando e selecionando as iniciativas de melhor custo x benefício.
E para alcançar o mandato nas próximas eleições, criar boas experiências de conexão é apenas um dos passos que vai transformar alguém desconhecido em eleitor.
A Alcateia Política é um coletivo de estrategistas em Marketing Político, com o propósito de defender e manter a democracia e preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania.
Desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em Marketing e Comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.
Assumimos como missão: “Contribuir para a melhoria da sociedade brasileira, por meio de ações políticas éticas e inovadoras”.