Entender o pensamento do grupo interno, analisar cenários, vislumbrar possíveis apoios, entender os(as) adversários(as), discutir o perfil do eleitor, entender como funcionam as mídias on e offline em meu município, ou seja, Planejar, é essencial para quem quer ter mais chances de chegar à vitória nas Eleições 2024
Por João Henrique Faria
Pensa no seguinte cenário. Você chega em casa de madrugada depois daquela festa maravilhosa e, conhecedor de cada cantinho, não acende a luz da sala. Só que alguém que mora com você e ficou curtindo a área, resolveu colocar um banco diante do sofá pra colocar os pés. A topada na canela, em plena madrugada, vai ficar na sua memória por um bom tempo.
Pois bem. É isso que vai ocorrer se você iniciar a sua pré-campanha sem fazer um Planejamento Estratégico Eleitoral. Vai topar com vários bancos espalhados pelo caminho, o que vai atrasar muito a sua vida.
Então, bora planejar!
Lembre-se que, a esta altura, ou seja, no momento de fazer o Planejamento Estratégico Eleitoral de Pré-Campanha, você já tem pelo menos Pesquisa e Diagnóstico de Presença Virtual. Assim, você já tem um mínimo de informação para poder discutir com seu grupo interno, os caminhos a serem percorridos e agora você vai traçar as rotas, evitando todo e qualquer “banco” que venha a ser colocado à sua frente.
Se o Diagnóstico de Presença Virtual deu a você uma visão de como anda a sua vida e a de seus(as) principais adversários(as) na disputa da internet/redes e a Pesquisa te deu uma visão de momento do posicionamento do eleitorado, que será projetada para o futuro no comparativo com novas pesquisas, o Planejamento Estratégico vai gerar um documento com a visão interna daqueles que fazem parte, de forma mais estratégica, de seu grupo de apoiadores.
Tem muita gente que, de forma precipitada, considera que o Planejamento faz perder tempo, que é teórico, não usa a experiência e é muito rígido. NADA DISSO! Planejar faz com que as Ações sejam executadas dentro de uma Estratégia e isso nos conduz a atalhos, ou seja, ganhamos tempo.
Todo Planejamento deve ser voltado para a prática. Não há como deixar de explorar o conhecimento e as experiências de quem já vivenciou outras campanhas e, por isso, conhece a realidade política daquele local.
Por fim, todo Planejamento deve ser flexível, ou seja, deve incorporar procedimentos novos, sem deixar de aproveitar a continuidade daquilo que estiver funcionando de forma adequada.
Sobre cada tema a ser discutido, tente responder a estas perguntas:
Para isso, uma Análise SWOT é fundamental. Nela, com a participação do grupo interno, deverão ser discutidos:
Sobre os itens listados acima, lançados na Análise Swot, será necessário trabalhar, ora em uma discussão aberta, em que cada um toma a palavra e expõe sua opinião sobre o tema em debate, ora na perspectiva de levantamento de informações por meio da análise de:
Quer chegar nesta data com chances reais de vitória nas Eleições 2024? A Alcateia Políticaé um coletivo de estrategistas em Marketing Político, com o propósito de defender e manter a democracia e preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania. Desenvolvemos soluções estratégicas em projetos políticos, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em Marketing e Comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas. Assumimos como missão: “Contribuir para a melhoria da sociedade brasileira, por meio de ações políticas éticas e inovadoras”.