O levantamento dos prefeitos eleitos mostra que a base do governo conta com o apoio de 156 gestores municipais, com destaque para o PSB, que lidera com 69 prefeitos. Em seguida, aparece o Republicanos, com 50 prefeitos, e o PP, com 19. O PSD conta com 11 prefeitos, enquanto Solidariedade e PDT têm 2 prefeitos cada. Avante, Rede e PT completam o grupo com 1 prefeito cada.
Por outro lado, 65 prefeitos eleitos pertencem a partidos de oposição. O MDB é o principal destaque entre os opositores, com 23 prefeitos, seguido por União Brasil, com 22. O PL elegeu 11 prefeitos, e o PSDB conta com 9 representantes.
Considerando o cenário da última eleição de 2022, em que os prefeitos do interior foram decisivos para a vitória do governador João Azevêdo, a manutenção da coesão do grupo da situação pode ser fundamental para a sucessão. Se os partidos da base governista permanecerem unidos, as chances de Azevêdo garantir a continuidade de seu projeto político com um sucessor do seu arco de aliança são consideráveis.