por João Henrique Faria
Um projeto ousado e que ganha corpo. A LigTV Digital – https://ligtv.digital/ , idealizada pelo jornalista Matheus Ribeiro, chega ao circuito Goiás/Distrito Federal, com desdobramento em todo o país, e inicia seu processo de expansão em tempo de exibição com novos programas, incluindo aí o AlcateiaCast, programa semanal formatado pela Alcateia Política e que estreia neste dia 26 de outubro, quinta-feira, às 9 da noite. Apresentado por mim, João Henrique Faria e pelo estrategista político Nilson Hashizumi (SP) – já aqui, pra não perder a mão, uma política do “café com leite” –, os três programas iniciais foram gravados nos estúdios de Brasília.
E para coroar este primeiro programa, logo após apresentarmos os membros da Alcateia Política, há uma conversa de alto nível com o consultor político Marcelo Vitorino, um dos mais renomados do país. Vitorino veio do digital e incorporou/inovou, com muita coisa boa, as Estratégias de Comunicação e de Campo nas campanhas eleitorais e no Marketing Governamental.
Os objetivos do AlcateiaCast são trazer novidades no mundo do Marketing Político, mostrar nossos profissionais e quebrar com o antigo conceito de “marqueteiro”, termo sempre usado de forma pejorativa e que diminui aqueles que lidam com um setor complexo, que exige muitos conhecimentos, além de um aperfeiçoamento constante.
Trabalhar com Marketing Político é viver em um mundo onde as mudanças e as inovações são constantes. No campo das mudanças, estas decorrem do que acontece na própria sociedade, seus movimentos, a natureza política e econômica – que é cíclica –, o quadro de bem-estar ou não da sociedade, sua capacidade de consumo e tantas outras.
Já em relação às inovações, mais no campo tecnológico, o acompanhamento deve ser constante, em função de que, a cada dia, mais importante é o entendimento de que a comunicação é dirigida, segmentada, e as linguagens também devem ser direcionadas a públicos específicos, utilizando ferramentas também específicas.
No AlcateiaCast não há um quadro permanente, aquele que aparece em todos os programas. Nossa ideia é sempre ter uma variedade de assuntos sendo abordados. Na sua estreia dois são destaque: o “Tá lá no blog” e o “Marqueteiro Não!”.
“Tá lá no blog” é um quadro em que um membro da Alcateia Política explica um de seus artigos publicados no https://blog.alcateiapolitica.com.br/ e neste primeiro programa quem dá as cartas é o estrategista político Christian Jauch (SP).
“Marqueteiro Não” é um bate papo com estrategistas e consultores políticos de todo o país, que relatam suas experiências – nacionais e internacionais –, contam histórias vivenciadas nas campanhas, discutem estratégias e forma de atuar em campanhas, de forma especial, mas também no Marketing Governamental. E no primeiro programa, como já dito, estará o Marcelo Vitorino, uma conversa que vale a pena assistir e assistir de novo.
Dois outros quadros do AlcateiaCast são o “Cases e Causos” e o “Eleições 2024”. É preciso trazer leveza e técnica às nossas conversas. Então, vamos falar de nossas experiências e de nossos colegas do Marketing Político, revelando, de um lado, curiosidades de campanhas, e de outro apontando ações e estratégias desenvolvidas em uma campanha vitoriosa específica. É o que mostra o case de Pedro Aihara (MG), hoje deputado federal, cuja estratégia de campanha, em 2022, foi formatada e efetivada pela Alcateia Política.
Já os “Eleições 2024” vem acompanhado de um subtítulo: “De olho nas Capitais. De olho no Interior!”. Aqui vamos projetar aquilo que se espera para as eleições de 2024, que são um trampolim para as eleições de 2026. Sempre com um convidado de um estado diferente, que vai analisar o quadro, hoje, das eleições na capital e em uma cidade do interior.
Mais dois quadros que compõem o AlcateiaCast são o “Armadilha do Lobo” e o “Digital&Tal”. No primeiro, faremos entrevistas com políticos em cargos eletivos ou à frente de cargos nos níveis municipal, estadual e federal. O papo aqui será sobre marketing, seja na estratégia eleitoral adotada na campanha deste(a) político(a), seja aquilo que se implementa em uma ação governamental.
No campo do digital, a ideia é entender a importância para as campanhas eleitorais, de modo especial. Como deve ser a utilização correta das redes e demais ferramentas disponíveis no mundo digital. Como seu uso é eficaz em períodos diferentes de uma eleição (pré-campanha e campanha) e como deve ser utilizado quando o assunto é mandato ou governo.
A Alcateia Política não para. Nosso site, https://alcateiapolitica.com.br/, foi reformulado. Lá você pode conhecer cada um dos nossos estrategistas, suas experiências e habilidades e, o mais importante, entender que agimos sempre de forma coletiva.
Também em nosso site você vai entender a forma como pensamos o Marketing Político e os serviços que desenvolvemos, seja na perspectiva das campanhas eleitorais ou das consultorias para partidos, candidatos, mandatos legislativos e governos.
Assista o AlcateiaCast e venha para a Alcateia Política.