A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou o Regulamento Específico, o Plano Geral de Ações e a Tabela Básica da Copa do Brasil 2025. Com isso, as datas-base das partidas da primeira fase foram marcadas para os dias 19 e 26 de fevereiro, enquanto as finais estão previstas para 2 e 9 de novembro.
A competição, que distribuiu mais de R$ 500 milhões em premiações na última edição, contará com 92 equipes, representando todas as 27 federações estaduais. Entre os representantes paraibanos, o Botafogo-PB e o Sousa garantiram vagas no torneio e já têm caminhos distintos pela frente devido ao posicionamento no Ranking Nacional de Clubes (RNC).
O Botafogo-PB, 53º no ranking, integra o Pote C, o que lhe garante um confronto teoricamente mais favorável na primeira fase, contra equipes do Pote G, de colocações inferiores. Além disso, o Alvinegro da Estrela Vermelha terá a vantagem de jogar fora de casa e se classificar em caso de empate no jogo único.
Por outro lado, o Sousa, que ocupa a 69ª posição no RNC, figura no Pote E e terá um desafio significativo pela frente. O Dinossauro enfrentará adversários do Pote A, que inclui nove equipes da Série A do Brasileirão, como Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco. Essa configuração indica jogos de alta dificuldade já na estreia do clube sertanejo na competição.
*Com informações do Arena Correio