O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, oficializou, neste domingo (18), sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com o apoio de 25 das 27 federações estaduais e de 10 clubes das Séries A e B, sua candidatura se tornou incontestável, inviabilizando outras inscrições, como a de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.
A chapa única de Xaud, intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, conta com oito vice-presidentes, incluindo Flávio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol. A eleição, marcada para o próximo domingo (25), será um rito protocolar, com Xaud assumindo o mandato de 2025 a 2029.
Natural de Boa Vista, Roraima, Samir Xaud é médico infectologista com especialização em medicina esportiva. Ele sucedeu seu pai, Zeca Xaud, na presidência da Federação Roraimense de Futebol, cargo que este ocupava há mais de quatro décadas.
Apenas as federações de São Paulo e Mato Grosso não apoiaram Xaud. As demais são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Os clubes apoiadores são: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.