João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Com Wagner Moura premiado, “O Agente Secreto” dá dois Globos de Ouro ao Brasil
12/01/2026 / 08:41
Compartilhe:
Wagner Moura vence Globo de Ouro por “O Agente Secreto”, que também leva prêmio de melhor filme em língua não inglesa – Imagem: @Variety/Reprodução

O ator baiano Wagner Moura entrou para a história do cinema nacional ao vencer o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama por sua atuação em O Agente Secreto, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho. É a primeira vez que um ator brasileiro conquista o prêmio nesta categoria, consolidando um momento inédito para o audiovisual do país.

Além da vitória de Moura, O Agente Secreto também foi premiado como melhor filme em língua não inglesa, fazendo com que o Brasil levasse duas estatuetas na mesma edição da premiação, um feito inédito. No ano passado, o país já havia celebrado a vitória de Fernanda Torres, premiada como melhor atriz por “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

Ao subir ao palco, Wagner Moura agradeceu aos colegas indicados, à distribuidora Neon e fez um agradecimento especial ao diretor do longa.

“Obrigado, muito obrigado. Uau. Ok. Obrigado ao Globo de Ouro, meus colegas indicados, que são atores extraordinários, e eu compartilho isso com vocês. Muito obrigado. Obrigado à [distribuidora] Neon, ao meu time, um obrigado especial a Kleber Mendonça Filho”, afirmou o ator.

“Você é um gênio e um irmão. Eu te agradeço por isso e por muitas outras coisas. ‘O Agente Secreto’ é um filme sobre memória, ou a falta de memória, e trauma geracional. Eu acho que se o trauma pode ser passado de geração em geração, valores também podem. Então isso é para aqueles que estão resistindo com seus valores em momentos difíceis. Para Sandra [Delgado, sua mulher], nossos filhos, nossa vida juntos, te amo demais”, disse em inglês.

Antes de encerrar, o ator mudou para o português e celebrou o país: “E para todo mundo no Brasil, assistindo a isso agora, viva o Brasil, viva a cultura brasileira.”

Concorrência de peso

Wagner Moura disputou o prêmio com nomes de destaque do cinema internacional, como Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do Desconhecido”), Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de Lutador: The Smashing Machine”) e Michael B. Jordan (“Pecadores”).

Em 2016, Moura concorreu a um Globo de Ouro como melhor ator em série de drama por sua interpretação em Narcos, mas perdeu o prêmio para Jon Hamm, de Mad Men.

Reconhecimento internacional crescente

A vitória no Globo de Ouro reforça a trajetória vitoriosa de O Agente Secreto na temporada de premiações. No último domingo, o filme venceu o Critics Choice Awards na categoria de melhor filme estrangeiro. Antes disso, já havia sido destaque no Festival de Cannes, onde Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator e Kleber Mendonça Filho foi eleito melhor diretor.

O ator também conquistou prêmios da Associação de Críticos de Cinema de Nova York, consolidando sua performance como uma das mais celebradas do ano.

Ambientado durante a ditadura militar brasileira, “O Agente Secreto” acompanha a história de Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de São Paulo após um conflito com um empresário. De volta ao Recife, sua cidade natal, ele passa a viver sob identidade falsa enquanto tenta se reconectar com o filho e deixar para trás um passado cercado de mistérios. A trama se passa em 1977, período marcado por repressão, vigilância e perseguições políticas.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp