A Polícia Federal (PF) entrou em alerta após registrar crescimento do Comando Vermelho no Nordeste. O avanço da facção causa preocupação, em especial, por conta da conduta extremamente violenta de seus integrantes.
De acordo com o Metrópoles, alguns investigadores ouvidos citam outras facções do tráfico de drogas como mais “cerebrais” e “organizadas”, evitando derramamento de sangue. Já o CV, pontuam, tem como modus operandi o enfrentamento, mirando inclusive o assassinato de policiais.
Esse crescimento foi registrado ao longo dos últimos anos em estados como a Bahia, onde um agente da PF foi assassinado nesta sexta-feira (15/9), Paraíba e Rio Grande do Norte.
Para tentar conter o avanço de facções criminosas, a Polícia Federal passou a coordenar a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado. Chamadas de “Ficcos”, elas já foram instaladas em todos os estados brasileiros e abrangem também as polícias Civil, Militar, Penal Estadual e Penal Federal.
No último dia 5, uma operação do Ficco da Paraíba prendeu 11 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, aliciamento de menores e até estupro de vulnerável. Em outra frente de investigação, realizada em Agosto, o Ficco da Paraíba identificou e prendeu suspeitos de incendiarem um ônibus que resultou na morte de um motorista.
F5online com informações do Metrópoles