João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.01ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.747
Começa eleição para escolha do novo reitor da UFPB
25/04/2024 / 14:03
Compartilhe:
A expectativa, segundo a UFPB, é de que os resultados sejam conhecidos na madrugada de 26 de abril – Foto: Aline Lins

Docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participam, nesta quinta-feira (25/4), da votação que visa elaborar a lista tríplice para escolha do reitor(a) e vice-reitor(a) para a gestão da instituição entre 2025 a 2028.

Três chapas foram homologadas pela Comissão Especial da Consulta Prévia e participam do pleito. São elas:

  • Chapa 1, intitulada “UFPB: inovação com inclusão”, composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, candidatas, respectivamente, à reitora e vice-reitora
  • Chapa 2, que tem o nome “Conecta UFPB”, na qual concorrem os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, candidatos, nesta ordem, a reitor e vice-reitor
  • Chapa 3, com o nome “Avança UFPB”, formada pelos professores Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira, candidatos, respectivamente, aos cargos de reitor e vice-reitora

A votação, também chamada de consulta prévia, ocorre das 8h às 21h e será realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Segundo a UFPB, maior instituição de ensino superior da Paraíba, estão aptos a votar mais de 46 mil membros da comunidade acadêmica, entre docentes, técnicos-administrativos e discentes formal e regularmente matriculados no período letivo atual (2023.2).

De acordo com o presidente da Comissão Especial, professor Jailson José Gomes da Rocha, a apuração e totalização dos votos será iniciada logo após o fechamento das urnas, com transmissão ao vivo pela TV UFPB. A expectativa é de que os resultados sejam conhecidos na madrugada do dia 26 de abril.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Decisão final

A decisão sobre quem será o novo reitor caberá ao presidente da República, Lula (PT), que escolherá um dos nomes da lista tríplice, podendo ser os mais votados ou não. Nas eleições passadas, o atual reitor Valdiney Gouveia ficou em último lugar, mas foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro, o que gerou protestos da comunidade acadêmica.