Começou neste fim de semana, as obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro foram na Grande João Pessoa. O projeto orçado em R$ 465,5 milhões, consiste na construção de duas pontes, a primeira com 2 km ligando a BR-230 a BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros, além de um mirante para ver o pôr do sol no Jacaré.
Na assinatura do contrato da obra, em agosto, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira, destacou que a Ponte do Futuro será a maior obra da história do estado. Na época, a empresa A.Gaspar, responsável pela execução da obra, afirmou que seriam gerados entre 600 e 800 empregos diretos.
A ponte passará por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e da Ilha Stuart até a PB-011, antes do acesso ao Forte Velho, ainda em Santa Rita.
Já a segunda terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena, tendo ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, a expectativa do governo é de que construção seja concluída no último trimestre de 2026.
O complexo também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 metros.
O acesso para a ponte, para quem sai de Cabedelo, será feito no km 9,64 da BR-230, no bairro de Intermares, próximo ao início do Viaduto de Intermares, no sentido João Pessoa – Cabedelo.