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Como a Alcateia Política Pode Ajudar na Comunicação Governamental e de Mandato?
20/03/2023 / 10:30
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*Por Marcos Vinícius Ferreira

Qualquer político em mandato não sobrevive sem uma boa comunicação, seja no poder executivo ou legislativo, independente do tamanho da cidade e da quantidade de votos que obteve. Além dos políticos, cabe mencionar que o poder judiciário também necessita se comunicar.

A Comunicação Governamental é o processo pelo qual as organizações governamentais, sejam elas Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara Federal, Senado e demais órgãos se comunicam com os seus públicos. Essa comunicação pode assumir diversos formatos, desde publicações impressas até mídias sociais e outros canais digitais.

A comunicação governamental é importante por várias razões. Citamos algumas:

  • Informar o público sobre as políticas e programas governamentais. Isso é crucial para garantir que os cidadãos entendam as ações do governo e possam participar efetivamente do processo democrático;
  • Constrói a confiança do governo.Quando o governo se comunica de maneira clara e transparente, ele pode ganhar a confiança dos cidadãos e aumentar o apoio para suas políticas e programas;
  • Permite contato direto e rápido com os cidadãos, por meio das redes sociais que também podem ser utilizadas como uma plataforma de ouvidoria com os cidadãos;
  • Atende ao princípio da publicidade, uma das chaves do Direito Público brasileiro, que configura uma dimensão da cidadania, pois permite o controle social do Poder Público pelos cidadãos.

A seguir, vamos explorar alguns dos principais aspectos da comunicação governamental:

Comunicação Interna

A comunicação interna é a forma como o governo se comunica com seus próprios servidores, que também é conhecida como endomarketing. Isso é importante para garantir que os servidores entendam as políticas e programas do governo e possam trabalhar efetivamente para implementá-los. Além disso, é o meio para que o servidor fique ciente dos seus direitos e deveres.

Ter uma comunicação interna efetiva, por meio de eventos, relacionamentos nas redes sociais e campanhas publicitárias com temáticas do interesse do servidor faz com que seu engajamento e motivação fiquem elevados. Quando os servidores se sentem informados e valorizados, eles tendem a ser mais produtivos e eficazes em seus trabalhos.

Comunicação Externa

A comunicação externa é a forma como o governo se comunica com o público em geral. Isso pode incluir o uso de mídias tradicionais, como televisão, rádios, outdoor e jornais, bem como o uso de mídias sociais – Instagram, Facebook, TikTok e outros canais digitais – e site institucional.

A comunicação externa realizada por órgãos públicos é delicada e deve se atentar a legislação para que o gestor não seja punido por promoção de imagem com recursos públicos. Órgãos de médio e grande porte tendem a contratar agências de publicidade para planejar e executar a sua comunicação, seguindo a Lei 14.356/22 – procedimento licitatório e os contratos de publicidade.

Há diferença da comunicação do político eleito, que na sua rede social não há limitações.

Gerenciamento de Crise

O gerenciamento de crise é uma parte importante da comunicação governamental. Quando ocorrem crises, como desastres naturais ou emergências de saúde pública, o governo precisa se comunicar rapidamente e efetivamente com o público.

Isso pode incluir o uso de mídias tradicionais e digitais para fornecer atualizações regulares sobre a situação e as medidas que o governo está tomando para lidar com a crise. É importante que o governo seja transparente e claro em sua comunicação durante uma crise, para garantir que o público seja bem atendido e possa tomar medidas apropriadas.

O Twitter é uma rede utilizada para comunicação rápida. Porém é mais utilizada em cidades de grande porte, em que os moradores têm mais adesão a essa rede social.

Participação do Público

A participação do público é outra parte importante da comunicação governamental. Quando o governo solicita feedback do público sobre suas políticas e programas, isso pode ajudar a aumentar o apoio a essas políticas e programas e a construir a confiança do governo.

O uso de canais digitais, como mídias sociais e formulários on-line, pode tornar mais fácil a participação dos cidadãos no processo democrático e fornecer feedback ao governo.

É importante que o gestor da comunicação realize pesquisas periódicas para atualizar seu planejamento estratégico e esteja antenado nas demandas e prioridades dos cidadãos. Sem a participação, não é possível ser efetivo nas políticas e na linguagem com o cidadão.

Portanto, tudo isso só é possível se o gestor iniciar seu trabalho realizando um diagnóstico e um planejamento de acordo com o órgão público. É preciso ter estratégia institucional para alcançar o cidadão, torná-lo interessado para ter audiência e interação constante.

Aqui na Alcateia Política você encontra renomados estrategistas políticos com trajetórias reconhecidas pela grande capacidade de influenciar e mobilizar lideranças a se comunicarem de forma assertiva e dinâmica com seus públicos.

Entre em contato e construa a sua comunicação conosco!

Marcos Vinícius Ferreira, 29 anos.
Formei em Administração Pública na Universidade Federal de Lavras e MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental pelo IDP Brasília.
Acumulei experiências em operações e coordenação de campanhas nas eleições que atuei, desde 2010, de vereadores, prefeitos e deputados em Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
Entre 2019 e 2022 atuei como assessor e Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa de São Paulo, coordenei a campanha do Deputado Estadual Sérgio Victor.
Atualmente estou como Secretário de Comunicação da Prefeitura de Uberaba.