A atividade física é um dos meios mais eficazes de promoção de saúde física e mental para o nosso corpo
Com a poluição ambiental, a industrialização de alimentos e o uso desenfreado de tecnologia, houve um aumento de problemas de saúde mental e física na população nos últimos anos. Principalmente com o isolamento social durante a pandemia de covid-19, os casos de ansiedade têm aumentado cada vez mais, refletindo no humor e na qualidade de vida das pessoas.
Com isso, muitos procuram formas de melhorar a qualidade de vida, fazendo uma reeducação alimentar, criando uma rotina de exercícios, buscando por acompanhamento psicológico e procurando moradia em bairros de fácil acesso, além de trabalhos com maior flexibilidade. Todos esses fatores contribuem para a qualidade de vida e para a saúde física e mental.
Muitas pessoas procuram fazer exercícios físicos para melhorar a saúde, seja por recomendação médica, seja por vontade própria. A maioria escolhe musculação e corrida para adicionar na rotina, mas também há pessoas que recorrem aos itens para natação, escolhendo essa modalidade como hobby. A natação possui diversos benefícios para a saúde, alguns específicos para cada fase da nossa vida. Confira mais sobre o assunto e sobre os benefícios fornecidos pelo esporte.
A natação é um esporte que requer esforço físico e mental, afetando diversas partes do corpo. Apesar de ter alguns benefícios específicos para cada idade, alguns deles são universais para todas as faixas etárias. Confira.
Muitos pais e responsáveis colocam os filhos em atividades físicas desde pequenas, por diversos motivos, desde pensar em uma carreira para o futuro da criança até incentivar a atividade como hobby. No entanto, a natação pode trazer outros benefícios, como:
Além das crianças, os adultos também podem se beneficiar da atividade física, melhorando a saúde do corpo e da mente, ajudando na massa muscular e no peso da pessoa. Confira alguns dos benefícios:
Mais e mais, a sociedade se preocupa com a terceira idade, uma vez que o número de denúncias de abuso físico e psicológico têm aumentado contra essa população. Além disso, muitas pessoas têm começado a pensar sobre o seu próprio envelhecimento, assunto que assusta a maioria das pessoas, mas exige reflexão.
Para essa faixa-etária, além dos benefícios físicos, existem o mental e o social, uma vez que as aulas são realizadas em grupo, aumentando o convívio entre as pessoas e formando amizades dentro e fora da piscina. Ou seja, a natação pode ser benéfica para não atrofiar os músculos, para auxiliar no sistema vascular e para fornecer melhor qualidade de vida em diferentes aspectos.