Uma das sensações mais desconfortáveis é aquela coceira incessante no couro cabeludo, acompanhada de casquinhas brancas, também conhecidas como caspa.
Se você se identificou, saiba que não está sozinho. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 40% dos brasileiros sofrem ou já sofreram com caspas em algum nível – leve, moderado ou mais intenso.
Mas, afinal, como acabar com a caspa? Existe tratamento para esse problema dermatológico?
Nas próximas linhas deste conteúdo, vamos explicar o que é a caspa no cabelo e a que fatores essa descamação pode estar atrelada.
Convidamos você a prosseguir a leitura para conferir também 8 dicas valiosas para se livrar das caspas e manter seu couro cabeludo saudável.
A caspa é uma manifestação mais leve de uma condição chamada dermatite seborreica. Aliás, esse problema dermatológico pode ser causado por fatores genéticos ou externos (como estresse, lavagem da cabeça com muita frequência e/ou com uso de água muito quente, excesso de uso de cremes e também quando há a proliferação do fungo Pityrosporum ovale).
Além da descamação, a dermatite seborreica pode causar vermelhidão e inflamação na região afetada, que não se limita ao couro cabeludo. Outras regiões do corpo com alta atividade de glândulas sebáceas também podem sofrer com os sintomas da dermatite seborreica, como sobrancelhas, atrás e dentro das orelhas, pálpebras e região do tórax.
As caspas são as casquinhas brancas (e, às vezes, amareladas) que descolam da pele. Elas podem surgir junto com coceira excessiva, feridas e, em casos mais graves, queda dos fios.
Além do aspecto hereditário, a principal causa para as caspas é o excesso de oleosidade. Esse é o ponto-chave para que você possa entender as dicas de tratamento para caspa que vamos citar no tópico a seguir.
Não há como acabar com a caspa se não for feito o controle da oleosidade presente no seu couro cabeludo.
Existem diferentes maneiras de fazer isso. Confira abaixo quais são as principais e mais eficazes.
Como a caspa é uma consequência da oleosidade no couro cabeludo, é comum que as pessoas – equivocadamente – lavem os cabelos diariamente ou mais de uma vez por dia, na intenção de reduzir a oleosidade.
Porém, ao fazer isso, você pode experimentar o efeito reverso. Ou seja, o couro cabeludo “entende” que precisa produzir mais sebo para a região, pois ela está muito ressecada.
Então, não há como prevenir a caspa e tratá-la lavando o cabelo excessivamente. O ideal é que você faça a higienização dos fios de preferência em dias alternados ou a cada dois dias. Porém, é importante conversar com um profissional, especialmente em casos onde há excesso de caspa.
A água quente tem o poder de estimular a oleosidade no couro cabeludo. Isso porque, ela estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo.
Sendo assim, outra dica para evitar a consequência da caspa é lavar os cabelos em água morna ou fria.
Existe uma infinidade de shampoos anti-caspa disponíveis no mercado. A fórmula desses produtos possui substâncias que inibem o trabalho das glândulas sebáceas.
Ao escolher o shampoo para higienizar os cabelos, verifique no rótulo se ele apresenta os itens abaixo.
Pode acontecer de, após um tempo de uso, o shampoo escolhido deixar de fazer efeito na redução de caspa. Nesse caso, você deverá migrar para outro produto, com fórmula diferente. Mas não deixe de consultar um dermatologista caso um shampoo anticaspa não tenha o efeito desejado.
Nesta dica de como acabar com a caspa, você deve usar o condicionador apenas no comprimento dos fios e jamais na raiz. Isso porque o creme utilizado pode aumentar a oleosidade e favorecer o surgimento de caspas.
A caspa também pode ser tratada de dentro para fora. E o primeiro passo para isso é se atentar à sua dieta.
Se você come muitos alimentos gordurosos, por exemplo, as glândulas sebáceas do couro cabeludo tendem a produzir mais oleosidade.
Para manter a oleosidade sob controle, insira na sua dieta alimentos que tenham bastante zinco e vitaminas do complexo B, como:
Ah, e beba bastante água. Mantenha-se bem hidratado.
Dormir sem secar os cabelos pode favorecer a formação de fungos na região do couro cabeludo. Portanto, evite ao máximo dormir de cabelo molhado.
É muito importante que você evite usar bonés, gorros, chapéus e qualquer outro tipo de acessório que bloqueie a oxigenação do couro cabeludo por muito tempo.
Deixe os fios respirarem. Caso contrário, você vai criar um ambiente propício para a oleosidade e a formação de fungos, o que dificulta o tratamento contra a caspa.
Há também a possibilidade de acabar com a caspa por meio de medicamentos, como antifúngicos e corticoides de uso tópico.
Veja também: Melhores remédios para crescer cabelo: 4 opções seguras
E então, ficou claro para você como acabar com a caspa no cabelo? Já seguia algumas dessas boas práticas?
Se você sofre dessa condição, coloque em prática as dicas que trouxemos aqui e se livre o quanto antes das caspas.
No entanto, vale a pena ressaltar que é sempre melhor consultar um dermatologista para que ele possa avaliar seu caso. Dessa forma, o médico poderá definir a opção de tratamento para caspa mais adequada.
Caso ele receite algum medicamento, você pode economizar utilizando a plataforma Memed+ para fazer suas compras.
Na Memed+, você encontra os mais variados tipos de medicamentos e itens para cuidados pessoais, incluindo os indicados para tratar a caspa.
Acesse nossa plataforma online e compare o preço das redes de farmácia e drogarias parceiras. Ah, e você consegue também escolher itens de diferentes estabelecimentos em uma única compra.
Compre seus medicamentos pela Memed+ e os receba em casa com agilidade e segurança.