João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 24.26ºC
IBOVESPA 124729.4
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Como acontecerá o funeral da Rainha Elizabeth II da Inglaterra
09/09/2022 / 14:32
Compartilhe:

Após o falecimento da eterna rainha, ela receberá um adeus nacional em uma cerimônia histórica, uma vez que o mundo continua a prestar seus respeitos à monarca reinante mais antiga da história britânica.

Os planos de ‘London Bridge‘, o plano projetado para cobrir toda a operação após a morte, entraram em ação na quinta-feira, 8 de setembro, após a morte da Rainha ter sido anunciada publicamente no Castelo de Balmoral. Agora, enquanto o caixão aguarda seu retorno a Londres, o Reino Unido estará de luto por vários dias antes da cerimônia de despedida.

Quando é o funeral da Rainha?

O funeral da Rainha Elizabeth II da Inglaterra será realizado na Abadia de Westminster em apenas duas semanas. O Palácio de Buckingham confirmará o dia exato em que este solene ato de despedida da monarca ocorrerá.

Este monumento histórico foi palco de grandes eventos para a família real britânica, incluindo importantes coroações de reis e rainhas britânicas, casamentos reais e também grandes funerais.

O funeral da monarca

A morte de Elizabeth II no Castelo de Balmoral, na Escócia, levou a uma mudança no protocolo estabelecido pela família real britânica. Assim, será aplicada a chamada Operação Unicórnio, um plano secreto que começa com a suspensão temporária do Parlamento até o funeral da monarca. De acordo com este procedimento, uma série de rituais serão realizados em diferentes catedrais escocesas antes de seu caixão ser transferido para o trem real britânico para levá-lo a Londres.

Uma vez de volta à capital inglesa, a Rainha descansará no Westminster Hall até quatro dias antes de seu funeral, permitindo que o público se alinhe para prestar seus respeitos. Ela será levada do Palácio de Buckingham, no Carruagem State Gun Carriage of Royal Navy, escoltada por um desfile militar e por membros da Família Real.

A procissão também será vista das ruas e das telas gigantes instaladas nos Parques Reais de Londres. Esta tradição não acontece desde a morte da Rainha Mãe em 2002, quando mais de 200.000 pessoas passaram pelas ruas para se despedir de Elizabeth Bowes-Lyon, esposa de George VI e mãe de Elizabeth II.

O corpo da monarca britânica será colocado em um caixão, que será colocado em uma plataforma elevada conhecida como catafalco, sob o teto de madeira medieval do salão do século XI. O caixão será vigiado por soldados ao serviço da Casa Real e será coberto pelo Royal Standard e uma vez em Westminster Hall, será coroado com a Coroa do Estado Imperial, a esfera e o cetro.

Uma vez colocado o caixão no salão, um curto serviço — conduzido pelo Reitor de Westminster David Hoyle — será realizado, com a presença de muitos chefes de Estado, políticos e outros monarcas para despedir-se da Rainha. Depois disso, o público será autorizado a entrar.

O que acontecerá após o funeral de Elizabeth II?

Após o funeral, o caixão da Rainha será transportado da abadia para Wellington Arch no Hyde Park Corner, em Londres. De lá seguirá para o Castelo de Windsor, escoltado pelo rei Charles III, a rainha consorte Camilla e sua família, onde será enterrado na Capela de Saint George. Esta igreja foi escolhida para alguns eventos especiais da Casa Real, tais como o casamento de Harry e Meghan ou o funeral do Príncipe Felipe de Edimburgo.

Antes de ser enterrado na Capela Memorial do Rei George VI, o caixão da Rainha será abaixado no Cofre Real para um pequeno serviço.