Você está interessado em saber como adestrar um Shih Tzu filhote? Provavelmente você está curioso sobre os segredos para ensinar seu pet e educá-lo. A verdade é que, apesar de serem lindos, os shih tzus tendem a fazer traquinagens.
Os Shih Tzu são cães muito espertos e possuem capacidade de aprendizado rápido. Algumas pessoas dizem que essa raça é a que melhor entende o que é falado. Eles são muito obedientes e facilmente compreendem comandos sobre onde comer e como serem guias quando necessário.
Antes de discutir como treinar um Shih Tzu, vamos apresentar as características físicas da raça. É importante compreender essas características para saber como cuidar do seu cão.
O Shih Tzu é uma raça de cão com características faciais distintas, como um rosto achatado e orelhas grandes e pendentes. Eles possuem pelos longos e macios e podem atingir até 27 cm de altura, além de serem animais leves, com pesos entre 4,5 e 8 kg. Seus olhos são grandes, levemente afastados e em forma de amêndoa.
A tonalidade do pelo pode variar amplamente, incluindo combinações como preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, preto, chocolate e até mesmo cinza. Quando bem cuidados, eles podem viver por até 15 anos.
Os Shih Tzu são cães animados e sociáveis, adoram brincar e se dão muito bem com crianças. Se você tem um Shih Tzu, prepare-se para ter uma casa cheia de alegria e divertimento com essa raça de animais de estimação.
Eles são muito observadores e se adaptam facilmente à rotina estabelecida pelos seus donos. Eles são cães bem apegados aos seus donos e gostam de estar sempre perto das pessoas. Por isso, é recomendado que eles vivam dentro de casa, nunca isolados ou longe dos seus donos.
Além disso, não deixe-os sozinhos por muito tempo, pois eles são cães de companhia e cumprem esse papel com excelência.
Outra vantagem dos Shih Tzus é que eles são muito sociáveis e se dão bem com humanos e outros animais. Eles raramente apresentam problemas de convivência com outros cães, gatos e pessoas. Às vezes, eles podem sentir ciúmes do seu dono.
Apesar de latir quando percebem algo diferente, os Shih Tzus não são considerados cães protetores. Portanto, não espere que eles cumpram o papel de proteger sua casa. Eles querem apenas ser sua companhia.
Escolha um nome para o seu Shih Tzu usando sua criatividade. Você pode até consultar listas de nomes prontos na internet para ver se ele se adapta, mas nada é melhor do que olhar para o rosto do seu cão e escolher um nome para ele.
Use um nome curto e com uma consoante forte, assim ele pode ouvi-lo claramente. Além disso, o nome deve ter um final forte. Alguns exemplos são: Nina, Aladdin, Chico, Thor ou Mel. Os cães prestando mais atenção quando você enfatiza o final do nome.
Se ele é um cachorro mais velho, ele provavelmente já está acostumado com o nome dele, mas mudar o nome é uma opção, desde que você tenha paciência para que ele se adapte.
Se você adotou um cachorro e ele vem de uma situação de abuso, um novo nome pode representar um novo começo. Cães são altamente adaptáveis. Além disso, se você usar o nome com frequência e consistência, ele logo entenderá que a forma de chamá-lo mudou.
Antes de dar as boas-vindas ao seu novo cão em sua residência, estabeleça as normas e limitações que ele deve seguir. Por exemplo, determine se é permitido que ele suba em móveis como a cama ou sofá, quais áreas da casa ele tem permissão para frequentar e se ele dormirá dentro ou fora da casa
Se as regras forem estabelecidas desde o início, enquanto ele ainda é um filhote, você poderá evitar problemas futuros.
Os cães precisam de um lugar próprio para dormir. O Shih Tzu não é diferente. Dê ao seu filhote um espaço exclusivo para dormir, que não seja usado por outras pessoas da família ou animais de estimação.
Com certeza ele se beneficiará de pequenos momentos de tranquilidade e conforto no seu quarto. Além disso, mantenha o lugar organizado e com brinquedos que ele goste, bem como água e ração.
Elogie e dê uma recompensa como petiscos ou biscoitos para cães se ele se comportar de forma tranquila. Fornecer uma casa ou cama para ele dormir também pode ser uma útil ferramenta de treinamento.
Pietro, vem! Isso, bom menino! O primeiro comando que você deve ensinar ao seu animal de estimação é o “vir”.
Quando ele entender que deve vir até você quando disser “Pietro, vem!”, comece a usar somente o seu nome. Quando ele entender isso, recompense-o com um petisco ou carinho.
Tente a técnica novamente quando o cão estiver distraído e chame sua atenção. Mas sempre que ele executar o seu comando, dê a ele uma recompensa.
Para acalmar o seu filhote recém-chegado em sua nova casa, você pode colocar uma garrafa de água quente perto dele enquanto ele dorme e um relógio com som de tic-tac. A água quente pode simular o calor de seus irmãos e o som do relógio os batimentos cardíacos. Isso pode ajudar a acalmar o animal de estimação e ajudar ele a se sentir mais confortável.
Este truque é ainda mais importante para um cachorro adotado que passou por um período difícil. Tudo o que você puder fazer para ajudá-lo a se sentir confortável em sua nova casa será benéfico para ambos.
Assim, ele se sentirá protegido e confiará em você, o que tornará mais fácil para ele obedecer aos seus comandos.
Premie o comportamento positivo do seu cão. Ofereça recompensas, como petiscos, brinquedos ou carinho, quando ele agir corretamente. Fique atento ao seu cão e deixe-o saber quando ele está se comportando bem. Ao mesmo tempo, não recompense comportamentos indesejáveis, pois isso pode causar confusão. Ao invés de brigar com ele, use um “não” firme para comunicar quando ele estiver agindo incorretamente.
Por exemplo, quando ele fizer as necessidades no local certo, recompense-o. No entanto, se ele fizer em um lugar incorreto, ignore-o. Se você pegar ele fazendo suas necessidades em um lugar errado, leve-o para o local certo e recompense-o com petiscos e carinho quando ele continuar fazendo no lugar certo.
Em vez de lutar contra as mordidas do seu cão, uma abordagem eficaz para treiná-lo é fingir que você está sentindo muita dor quando ele estiver mordendo. Isso o surpreenderá e provavelmente o fará parar imediatamente.
Se isso não funcionar, tente trocar sua mão por um brinquedo. Esse truque também pode ser usado em outras situações, especialmente quando o cão atacar um dos seus sapatos favoritos.
Se essas táticas não funcionarem, interrompa o comportamento de morder e depois ignore-o. Quando ele parar de morder, elogie-o e recompense-o.
Os Shih Tzu são conhecidos por serem animais muito sociáveis e que precisam de companhia constante, por isso é comum que eles possam desenvolver ansiedade de separação.
Quando deixados sozinhos, eles podem apresentar comportamentos indesejáveis como vocalização excessiva, destruir objetos, fazer necessidades fora do lugar adequado e se lamberem em excesso.
Essa condição é frequentemente confundida com mau comportamento, mas na verdade é uma questão de ansiedade. Para evitar que essa ansiedade se desenvolva é importante habituar o seu Shih Tzu desde filhote a passar algum tempo sozinho e evitar criar expectativas exageradas na hora de chegar ou sair de casa.
Além disso, é importante oferecer brinquedos divertidos e seguros para o cão brincar quando você não estiver por perto.
Para ensinar seu cão novos truques e comportamentos desejáveis, é importante sempre elogiar, brincar e dar muita atenção quando ele fizer algo certo. Petiscos também são uma ótima recompensa. Isso o incentivará a continuar aprendendo e prestando atenção às suas recomendações, o que resultará em um excelente comportamento.
Além disso, é importante estabelecer uma rotina para o seu Shih Tzu, levando-o para passear cedo, para que ele saiba quando é hora de fazer suas necessidades e evitar odores indesejáveis na casa.
É importante também repetir os comandos básicos como sentar, vir, parar, e outros. Não use comportamentos agressivos para corrigir o seu cão, pois isso pode causar traumas.
Seu cachorro shih tzu come fezes? Entenda o que pode ser feito para evitar este comportamento.
Existem algumas coisas que você pode fazer para educar um filhote de Shih Tzu a parar de comer fezes: