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Como administrar atrasos de pacientes em uma clínica médica
27/10/2022 / 15:04
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Quem trabalha com o público, especialmente médicos e dentistas, está acostumado com as faltas e atrasos de pacientes, pois, apesar de ser uma situação inconveniente, também é bastante comum. No entanto, atrasos e faltas atrapalham muito a logística e organização de uma clínica médica.

Além disso, as faltas atrapalham igualmente no financeiro de uma clínica, já que muitas vezes um médico deixa de atender um paciente por já estar com a agenda cheia e, quando chega a hora da consulta, os pacientes deixam de comparecer.

Já no que se refere aos atrasos, eles não afetam somente a organização da clínica, mas também a vida pessoal dos médicos, funcionários em geral e também dos demais pacientes. Dessa forma, é possível observar que apenas um atraso pode atrapalhar toda a programação da clínica e também de muitas outras pessoas.

Sendo assim, saber como administrar os atrasos dos pacientes em uma clínica médica é extremamente importante, e caso você não saiba o que precisa fazer para resolver esse inconveniente, nós vamos ajudá-lo a superar essa dificuldade.

Aqui, vamos lhe dar algumas dicas simples do que você deve fazer para organizar e administrar melhor os atrasos e as faltas dos seus pacientes, assim como dicas para evitar tais acontecimentos. Então, continue a leitura e confira!

Entenda o porquê dos atrasos

A primeira coisa que você precisa fazer é tentar entender os principais motivos que levam seus pacientes a chegarem atrasados, ou faltarem às consultas.

Basicamente, existem 3 principais fatores que podem explicar a falta ou o atraso dos pacientes às consultas, ou seja:

  • imprevistos como problemas de família ou no trânsito;
  • falta de comprometimento e organização dos horários do paciente;
  • esquecimento, o que é frequentemente motivado quando a consulta é marcada com muita antecedência do dia em que ela ocorrerá.

Ao descobrir qual dessas 3 é a principal razão dos atrasos dos seus pacientes, você

conseguirá pensar na melhor maneira de solucionar o problema.

Confirme as consultas dos seus pacientes

Independentemente do motivo dos atrasos e das faltas, confirmar as consultas dos pacientes antes das 24 horas que as antecedem, é uma das soluções mais eficazes. Isso porque você os lembrará da consulta com bastante antecedência, permitindo que eles se programem melhor para não se atrasarem.

Para fazer essas confirmações existem muitas formas, e as secretárias podem aderir a várias delas. Usar o WhatsApp, por exemplo, para fazer isso, é uma ótima maneira, principalmente porque a mensagem ficará salva e o paciente não poderá alegar desconhecimento ou esquecimento.

No entanto, pessoas idosas não costumam fazer uso do WhatsApp, nesse caso, talvez seja melhor ligar ou mandar o lembrete para os filhos ou netos responsáveis por seus compromissos. O importante é não deixar de lembrá-los sobre o dia da consulta.

Seja pontual para dar o exemplo

Também é muito importante que os próprios médicos não cheguem atrasados para atender seus pacientes. Dar o exemplo também pode ser uma forma de fazer com que eles entendam que o tempo de todos é precioso, e, sendo assim, é possível que eles se policiem melhor a fim de não se atrasarem para as consultas marcadas.

Simplifique a comunicação dos pacientes com a clínica

Essa é uma dica muito importante, principalmente porque às vezes os pacientes querem trocar o horário da consulta ou avisar que chegarão atrasados, mas não conseguem entrar em contato com a clínica médica. Por isso, facilitar a comunicação é essencial.

Para fazer isso, você pode utilizar diversos recursos diferentes, como ter mais de um número para contato, permitir a comunicação por meio das redes sociais ou até mesmo investir em um software inteligente que permita a marcação e alterações de consulta de maneira totalmente online, sem que seja necessário falar com a secretária.

O importante é que você não deixe de facilitar a comunicação dos pacientes com a sua clínica. Dessa forma, tanto você quanto eles conseguirão se organizar melhor com relação às consultas.

Invista em um software para clínicas

Por fim, você deve investir em um software para clínicas, como o TDSA Sistema para Clínicas, por exemplo. Isso porque, investir em um software desse tipo, além de otimizar o seu tempo, também vai deixar tudo mais organizado, além de permitir que seus pacientes marquem consultas de forma online, sem que tenham que entrar em contato por telefone ou ir pessoalmente até a clínica.

Além do mais, esses softwares são capazes de enviar lembretes automáticos sobre o dia das consultas para os pacientes, facilitando assim o trabalho da sua secretária e otimizando o seu tempo.

Agora que você já sabe o que deve fazer para administrar atrasos de pacientes na sua clínica médica, poderá otimizar tanto os atendimentos quanto o seu tempo.