Com o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, tornou-se necessário aumentar as leis que cuidam tanto das lojas virtuais quanto dos clientes que compram neles. Afinal de contas, a internet não é brincadeira, e da mesma forma que muitos a usam para o bem, infelizmente outros não agem dessa maneira.
Sendo assim, há pouco tempo, foi criada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), fazendo-se necessário que a relação entre ela e os e-commerces atuais seja mais discutida, afinal de contas, muitos donos de e-commerces demoraram para tomar conhecimento dessa lei.
Assim como muitos que estão abrindo seus negócios nos dias de hoje ainda não entendem muito bem a relação da LGPD com seus comércios virtuais, aqueles que já possuem um e-commerce há algum tempo precisam saber como aplicar as normas dessa lei em seus negócios a fim de deixá-los de acordo com a legislação.
Isso porque, se as empresas não estiverem agindo de acordo com essa Lei, estarão sujeitas a vários tipos de punições que vão desde advertências e pagamentos de multas altas até o encerramento dos seus negócios. Portanto, fica claro o quanto é importante agir de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Portanto, se você está abrindo agora o seu e-commerce e quer fazer tudo de acordo com essa lei desde o início, saiba que uma empresa de contabilidade para e-commerce pode ajudar você a entendê-la melhor, assim como aplicá-la em seu negócio.
Além disso, este artigo também poderá ser muito útil nesse quesito, pois vamos explicar melhor a relação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais com um e-commerce, além de falarmos um pouco sobre como você pode adequar seu e-commerce a ela. Continue lendo e confira o que precisa fazer!
Primeiramente vamos esclarecer qual é a relação que existe entre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e um e-commerce, e assim você entenderá melhor por que deve se adequar a ela.
A LGPD estabeleceu normas que todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas, devem seguir. Essas normas estão relacionadas ao tratamento dos dados pessoais dos clientes dessas organizações, e também dos fornecedores e dos funcionários.
Esses tratamentos de dados pessoais que estamos falando estão relacionados com os seguintes tópicos:
Basicamente, a Lei de Proteção de Dados Pessoais estabelece normas a respeito de tudo que você fará com os dados pessoais das pessoas que possuem alguma relação com o seu e-commerce. Isso serve para garantir a proteção de todas essas pessoas.
Agora que já explicamos qual é a relação da LGPD com um e-commerce, e você já sabe por que é importante adequar seu negócio a ela, confira algumas dicas que vão ajudar você a fazer isso de forma bastante simples.
A primeira coisa que você deve fazer é reavaliar se todos os dados pessoais que você coleta dos seus clientes, funcionários e fornecedores são realmente necessários, ou se você está coletando informações em excesso que, na verdade, não são relevantes.
Colete apenas os dados que são primordiais para a ocorrência das vendas, negociações e contratações. Dessa forma, você estará respeitando a coleta mínima de dados que é estabelecida pela LGPD.
Caso haja empresas parceiras que trabalham juntamente com você em seu e-commerce, tome cuidado ao compartilhar os dados dos seus clientes com elas. É preciso que você seja transparente com seus clientes sobre isso, e que eles concordem com o compartilhamento dos seus dados pessoais, se necessário.
Se você ainda não possui uma boa equipe de TI trabalhando com você, ou não tenha pensado em contratar uma, é importante rever esse pensamento.
Afinal de contas, é importante que uma equipe de TI trabalhe com você para aumentar a segurança do seu e-commerce e garantir ainda mais que os dados pessoais dos seus clientes estejam 100% seguros.
Por último, não esqueça de rever como está a política de privacidade da sua loja virtual, pois é bem possível que você também tenha que modificá-la para que se adeque às normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Dessa forma, você terá a certeza de que está agindo totalmente de acordo com a LGPD, evitando problemas futuros.