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Como avaliar a necessidade de uma palestra motivacional na sua empresa?
03/11/2022 / 17:47
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Manter uma equipe motivada não é uma estratégia fácil. Isso todos nós sabemos. Porém, quando seus colaboradores começam a apresentar sinais de desânimo é o momento de agir e mudar essa situação. 

Nessas horas, nem sempre uma boa remuneração é a solução para segurar os seus funcionários. 

Afinal, os tempos mudaram, e os colaboradores estão em busca de mais qualidade de vida também nas empresas. 

Uma ótima dica de investimento é a palestra motivacional, que motiva os funcionários, oferece crescimento pessoal e profissional, alavanca o desempenho da equipe e, sobretudo, faz os profissionais se sentirem importantes. 

Esta pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA) revela que há um aumento de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade daqueles funcionários que se encontram satisfeitos em seu ambiente de trabalho.

Quer trazer esses resultados para a sua empresa? 

Então, continue a leitura desse artigo e conheça os benefícios de uma palestra motivacional para o seu negócio e quando ela é indicada. 

Antes de mais nada, qual a importância das palestras motivacionais para empresas?

Toda empresa procura por colaboradores qualificados, que tenham capacidade de resolver problemas e que tragam bons resultados. 

Porém, é normal que em algum momento os funcionários fiquem desanimados, seja por problemas pessoais, medos e inseguranças. 

Como consequência, esse cenário acaba afetando o seu desempenho profissional. 

Ademais, seu time lida com muita pressão no dia a dia e, geralmente, têm uma rotina repetitiva e cansativa, o que também impacta na sua performance. 

Dito isso, as palestras motivacionais podem fazer uma grande diferença na rotina da sua empresa, auxiliando na melhora do comportamento e desempenho dos colaboradores. 

Entre os principais benefícios das palestras motivacionais para os funcionários estão: 

  • Inteligência emocional aprimorada; 
  • Melhora do trabalho em equipe;
  • Confiança potencializada;
  • Aumento da lealdade;
  • Menos procrastinação;
  • Sabedoria para lidar com momentos difíceis;
  • Mais inspiração; 

Como identificar se seus colaboradores precisam de uma palestra motivacional?

Uma vez entendido a importância de uma palestra motivacional, chegou a hora de descobrir como identificar se os colaboradores da sua empresa precisam desse tipo de investimento. 

Para isso, basta analisar o comportamento de seus funcionários nas últimas semanas. 

Ou seja: seus colaboradores apresentam desânimo, apatia, faltas constantes, conflitos de relacionamento e queda de produtividade? 

Em caso positivo, esse é o melhor momento para contratar uma palestra motivacional para a sua instituição. 

Adicionalmente, temos outros motivos que explicitam a necessidade desse investimento. São eles: 

  • Baixa produtividade;
  • Erros de comunicação frequentes;
  • Conflitos no relacionamento interpessoal;
  • Rotina de trabalho cansativa;
  • Falta de reconhecimento;
  • Desinteresse no desempenho das atividades diárias;
  • Insatisfação com a liderança;
  • Aumento da rotatividade;
  • Diminuição da assiduidade;
  • Atrasos frequentes.

Como escolher uma palestra motivacional para empresa?

Agora que você já aprendeu como identificar se seus colaboradores precisam desse tipo de conteúdo, descubra como escolher uma palestrante para a sua instituição. 

Aí vão alguns elementos que são necessários avaliar antes de tomar uma decisão:

1- Experiência do palestrante

O ponto de partida é buscar informações sobre o palestrante. Opte por um profissional que tenha uma história de vida inspiradora e verifique como elas são compartilhadas com o público. 

Afinal, você não quer apenas uma apresentação monótona de slides, não é mesmo? 

Portanto, dê preferência para palestras empolgantes e que irão prender a atenção dos seus colaboradores. 

O ideal é que o especialista interaja com a plateia e permita que ela participe do evento e, ao mesmo tempo, saiam de lá com conhecimento e motivação. 

Conteúdo relevante

Analise se o palestrante apresenta um conteúdo de qualidade e que faça diferença no dia a dia dos seus colaboradores. 

É importante que ele traga uma mensagem que ajude os colaboradores a promover mudanças, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

Capacidade de impactar

Por fim, verifique se o palestrante traz um momento de reflexão e cause um certo incômodo aos ouvintes, a fim de incentivá-los a aplicar novos projetos na empresa. 

Para isso, o especialista precisa ter a capacidade de convencimento, mostrando suas histórias e experiências de vida, fazendo com que aquelas pessoas queiram ter resultados semelhantes ao dele. 

Aristóteles disse uma vez que bons discursos tinham que ser persuasivos, informativos ou decorativos. Para ele, era preciso escolher um dos três para se sair bem. 

Hoje, acredita-se que os melhores  discursos unem esses três elementos, de maneira simples, informativa e divertida. Portanto, tenha em mente todos esses pontos antes de escolher um palestrante para a sua empresa.