João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 28.3ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Como controlar as finanças e garantir um novo carro?
15/08/2022 / 16:27
Compartilhe:

Comprar um carro é o sonho de muitas pessoas, para outros, também é sinônimo de necessidade, como no caso das pessoas que trabalham dirigindo. Mas essa aquisição envolve um bem de valor agregado, por isso, muitos precisam se organizar.

Embora exista a possibilidade de fazer financiamento para comprar rapidamente um veículo, essa não é uma boa opção quando guardar dinheiro é o melhor caminho para não se endividar.

Além disso, os bancos e financeiras cobram juros em cima das parcelas, fazendo com que o valor do veículo seja muito maior após a quitação. Ademais, essas instituições também costumam pedir um valor de entrada, caso contrário, não aprovam o cadastro.

Cuidar bem das finanças é e sempre será a melhor forma de alcançar seus objetivos, independentemente de qual seja o seu salário e sua meta.

Saber se organizar vai permitir guardar a quantia necessária todos os meses para alcançar o valor do carro e investir na compra. Se você também deseja fazer essa aquisição, não deixe de ler este artigo.

Aqui, você vai entender a importância de se planejar e aprender algumas maneiras inteligentes de controlar melhor suas finanças.

Importância do planejamento financeiro

De acordo com uma pesquisa realizada por uma fintech de educação financeira, metade da população Brasileira não sabe se organizar financeiramente.

A pesquisa foi realizada com cerca de 3450 pessoas, provenientes de várias partes do país, entre os meses de novembro e dezembro de 2021.

Após sua conclusão, constatou-se que 52% dos entrevistados não sabem montar um planejamento financeiro pensado para os próximos anos. Esse número é preocupante e mostra porque os índices de inadimplência no Brasil estão muito altos.

No entanto, uma pessoa que sabe se organizar financeiramente, consegue lidar com todos seus custos e responsabilidades, como manutenção carros chery.

O planejamento financeiro tem como propósito melhorar os resultados individuais e permitir que o indivíduo alcance seus projetos de vida.

Trata-se de um conjunto de ações que ajudam as pessoas a projetar suas finanças para o futuro, estabelecer metas, honrar seus compromissos e cumprir seus objetivos.

É uma forma de estimar o volume de receitas, categorias, gastos e despesas e compreender de que maneira o dinheiro está sendo utilizado.

Por meio das informações oferecidas pelo planejamento financeiro, fica mais fácil organizar aquilo que afeta o orçamento, identificar a natureza dos gastos, excessos cometidos e outros comportamentos que podem prejudicar o bolso.

A pessoa vai se conscientizar e identificar onde está falhando e quais estratégias podem ajudar a corrigir a situação.

Da mesma forma, as finanças serão direcionadas para o rumo certo, de acordo com as metas e objetivos que você pretende alcançar.

Seja para comprar um carro ou pagar os serviços prestados por uma oficina suspensão automotiva, combinar planejamento e organização financeira ajuda a acompanhar claramente o movimento de receitas e despesas.

Você saberá para onde o dinheiro está indo e fará um exercício de autocrítica. Mas é necessário que o indivíduo se pergunte se o estilo de vida que está levando é compatível com sua realidade financeira e os objetivos que possui.

Se souber responder essa pergunta de maneira honesta, será muito mais fácil melhorar a condição e estabelecer uma relação saudável com o dinheiro.

Além de te ajudar a comprar o carro que tanto sonha ou precisa, o planejamento financeiro é a melhor forma de evitar a inadimplência.

Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas lidam com o dinheiro mantendo apenas uma visão de curto prazo, ou seja, a renda serve apenas para pagar as contas do mês e evitar atrasos.

Mas mesmo que você seja capaz de pagar todas as contas em dia, os imprevistos podem aparecer, e eles são os principais responsáveis pelo endividamento, principalmente quando a pessoa usa o cartão de crédito para lidar com eles.

Por outro lado, quem possui uma reserva de emergência tem condições de driblar a situação sem se endividar ou então ter de atrasar uma conta.

Por exemplo, se alguém precisa fazer revisão no carro, o ideal é se programar com alguns meses de antecedência. Supondo que ainda faltam 3 meses para fazer esse serviço, você pode pesquisar por revisão automotiva preço e começar a se organizar.

Mas não é isso que se vê por aí, muito pelo contrário. A pessoa não tem nenhum tipo de planejamento para aquilo que precisa ou deseja fazer, e simplesmente coloca tudo no cartão de crédito ou até mesmo faz empréstimos para pagar.

Esse comportamento é um verdadeiro desastre e só trará problemas para o futuro. Da mesma forma, na hora de comprar um carro, muitos preferem fazer um financiamento do que controlar as finanças e pagar à vista.

A boa notícia é que independentemente de qual seja a sua realidade no momento, é possível revertê-la e comprar o carro que tanto deseja, sem se endividar.

Dicas para controlar as finanças

A falta de controle sobre o seu dinheiro acaba trazendo uma avalanche de problemas, e dentre os mais comuns estão:

  • Endividamento;
  • Contas atrasadas;
  • Necessidade de empréstimo;
  • Dificuldades financeiras.

A melhor forma de alcançar seus objetivos, como instalação de toldo retrátil automático, é saber organizar e controlar as finanças, o que evita até mesmo problemas com outras pessoas e membros da família.

Às vezes, a situação está tão fora de controle que o indivíduo pensa que simplesmente não pode contorná-la. No entanto, é perfeitamente possível fazer isso, e algumas dicas são:

Registrar as receitas e despesas

Não importa se seu objetivo é comprar um carro ou simplesmente formar uma reserva de emergência. Antes de tomar qualquer atitude, a primeira coisa que precisa fazer é registrar todas as suas despesas e receitas.

Para isso, você pode usar um caderno, uma planilha ou até mesmo um aplicativo próprio no celular. É assim que terá a noção do quanto gasta e o quanto ganha e analisar as possibilidades de reduzir custos.

Inclua despesas futuras, por exemplo, instalação de porta de aço para garagem. Se possui compras parceladas, não deixe de colocá-las no controle, assim como coisas que vai precisar comprar ou pagar futuramente, como IPVA ou IPTU.

Definir os objetivos

A segunda coisa que você precisa fazer é definir seus objetivos, que neste caso é comprar um carro. Mas independentemente do que seja, é fundamental definir metas financeiras pessoais para descobrir como realizá-las.

O planejamento precisa ser seu aliado, visto que, por meio de objetivos bem definidos, fica mais fácil criar o senso de prioridade e evitar gastos que possam comprometer a concretização.

Ao definir uma meta, como comprar o veículo e pagar pela vistoria veicular laudo, estabeleça o tempo necessário para concluir. Se não houver um prazo, fica difícil mensurar se as finanças estão no caminho certo.

Pagar as dívidas

Pagar as dívidas é a etapa mais difícil, principalmente porque dependendo do valor que você deve, seu objetivo vai precisar esperar um pouco mais.

As dívidas com bancos e cartões de crédito são as piores porque os juros podem simplesmente corroer o salário.

Faça uma lista de tudo o que está devendo e identifique a mais alta, depois é Por Ela que vai começar. Procure a credora para negociar o pagamento e evite se comprometer com mensalidades que comprometam mais de 30% do orçamento.

A melhor coisa é pagar à vista, mas se não puder, faça uma proposta para estender o prazo, por meio de parcelas com valores reduzidos.

Comece a guardar dinheiro

Se o seu objetivo é fazer reformas e instalar cobertura de madeira para garagem, ao invés de colocar tudo no cartão de crédito, guarde o dinheiro necessário para pagar pelo menos boa parte à vista.

Comece a guardar dinheiro assim que as dívidas estiverem resolvidas, e mesmo quem ganha pouco, pode reservar, pelo menos, 10% do salário.

Quanto mais dinheiro poupar, mais dinheiro terá no futuro, naturalmente, vai ficar muito mais fácil comprar o carro sem se endividar em um financiamento muito longo.

Pesquisar antes de comprar

Você já providenciou sua cnh b carro e possui uma boa quantia para pagar o veículo à vista. Mas antes de entregar todo o seu dinheiro na primeira oportunidade, pesquise bastante as opções no mercado.

Em certas épocas do ano, as concessionárias costumam baixar o valor dos veículos para torná-los mais atraentes, principalmente nos meses de novembro e dezembro, que antecedem o pagamento do IPVA.

Veja se as condições valem a pena, caso contrário, optar por um modelo mais simples vai te ajudar a poupar o valor que guardou, pagar a documentação necessária e sair de carro novo.

Considerações finais

O sonho de comprar um veículo não precisa se transformar em pesadelo, para isso, basta organizar suas finanças e cuidar muito bem do seu dinheiro.

Neste artigo, você entendeu a importância do planejamento financeiro e conheceu algumas dicas para colocá-lo em prática e alcançar seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.