João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.95ºC
IBOVESPA 128283.62
Euro 5.5577
Dólar 5.1287
Peso 0.0058
Yuan 0.7097
Como elaborar um calendário editorial?
17/08/2022 / 17:12
Compartilhe:

O calendário editorial é uma iniciativa essencial para consolidar estratégias baseadas no marketing de conteúdo de um negócio.

Esse tipo de documento ajuda na produção de conteúdos para sites, blogs e redes sociais, determinando as melhores datas e os melhores horários para publicar neles.

Também ajuda a adicionar as melhores palavras-chave, os melhores formatos de texto, direciona link building e também indicação de personas nas etapas de funil.

Com isso, se torna possível organizar melhor as campanhas de marketing, livrando a empresa fabricante de caneca chopp alumínio de criar publicações vazias e sem nenhum alinhamento.

Esse tipo de recurso ajuda a atrair mais público, ajuda a aumentar o engajamento dos clientes, ajuda a qualificar leads e melhor de tudo, ajuda a aumentar as chances de fidelização dos consumidores.

Porém, organizar um calendário editorial  demanda uma enorme atenção, assim como aprender a usar um alinhador de aro de bicicleta.

Com isso em mente, este artigo apresentará algumas informações para ajudar na elaboração do calendário editorial do seu negócio.

Conceito de calendário editorial e sua importância

Um calendário editorial para as redes sociais, como já mencionado, é um cronograma criado para listar as ações essenciais para a produção de conteúdo.

Com ele, é possível se planejar para alcançar os objetivos pré determinados em uma estratégia, além de poder definir alguns pontos que podem ajudar em várias áreas da comunicação, como:

  • Tipos de materiais a serem elaborados;
  • Formatos que serão apresentados;
  • Frequência de publicações;
  • Como serão feitas as divulgações.

O calendário pode ser útil, por exemplo, na estratégia para uma rede social, mas também pode ser para um blog e muitos outros locais que se possa fazer o compartilhamento de conteúdos.

O calendário editorial é muito importante para qualquer empresa online de locação piscina de bolas infantil que produz marketing de conteúdo, ajudando na organização do que publicar e em qual momento publicar.

Quando essa ferramenta é usada, a marca ganha maior alcance com o que publica e pode criar estatuetas que melhorem ainda mais os resultados de suas campanhas.

Além disso, a elaboração de um calendário editorial é 100% grátis, e ajuda a aumentar a frequência de posts dependendo da organização que o utiliza.

Por fim, vale salientar que um calendário editorial ajuda a melhorar a visão quanto às estratégias usadas, evitando, assim, que os temas que estão sendo abordados sejam repetitivos e irrelevantes.

Como ele deve ser feito?

Criar um calendário editorial para o negócio fabricante de garrafa térmica pode ser mais simples do que parece, mas, mesmo assim, exige certa atenção e alguns cuidados. Para criar um, você deve:

Usar uma boa ferramenta

O Google planilhas é uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de calendários editoriais pelas empresas. 

O acesso às informações pode ser compartilhado com todas as pessoas autorizadas através da nuvem e todos podem trabalhar nela.

No entanto, mesmo que nem todos tenham acesso a ela, é possível usar outras tão boas quanto, assim como o Trello, Asana e Hubspot.

Alguns deles podem até oferecer planos premium para as corporações que julgarem mais efetivas para o negócio.

Estabelecer a recorrência

A produção de conteúdo não conta exatamente com uma fórmula do sucesso, cada público tem o seu jeito e irá responder de maneiras diferentes à comunicação com a marca vendedora de cozinha modulada azul.

Por isso, não existe um número exato de posts que prendiam ser divulgados pela empresa por semana, portanto, é preciso fazer testes.

É essencial também salientar que a qualidade e a quantidade não tem nada a ver uma com a outra, a qualidade deve sempre ser o foco da estratégia.

Seja no blog ou nas páginas do Instagram, os usuários querem achar as informações mais claras e completas que puderem.

É possível começar com a periodicidade de cinco ou quatro blog posts ao mês, por exemplo, e até quatro publicações nas redes sociais por semana.

Essa frequência de produção de conteúdos relevantes, podem aumentar a visibilidade da marca, fazendo com que as pessoas a conheça e comecem a acompanhá-la, assim como suas novidades.

Escolher as melhores horas e datas de publicação

Com a noção da frequência ideal, defina as melhores datas para as publicações. A maioria das redes sociais oferece informações sobre engajamento, como que horas e dias que o público mais está ativo no dia.

Esse direcionamento pode ser bom, mas assim como na etapa anterior, é necessário fazer testes para ter certeza do melhor horário.

Uma dica é adicionar conteúdos mais leves aos fins de semana e os mais intensos em dias úteis, ou seja, de segunda à sexta.

Equilibrar os conteúdos entre os estágios do funil

Avaliando a jornada do público em cada etapa do funil de vendas, é essencial pensar nas abordagens que podem atender tanto os consumidores novos quanto os que já conhecem a marca.

Para os blogs novos, é importante direcionar mais da metade das estratégias para os clientes no topo do funil. Isso ajudará a gerar tráfego e a promover reconhecimento da marca.

No mais, formatos diferentes de conteúdos podem funcionar melhor dependendo do estágio do funil de vendas em que a estratégia está lidando.

Conteúdos ricos e podcasts são indicados em etapas se considerada, já os cases de sucesso e trilhas podem funcionar melhor para os que estão na tomada de decisão. 

Dicas para facilitar o dia a dia com um calendário

Antes de fazer postagens aleatórias pelos canais de divulgação, vale rever bem o planejamento e organizar uma boa linha de posts, portanto, veja algumas dicas que ajudarão a facilitar a rotina:

1. Defina os canais

Se atente bem aos canais que farão mais sucesso com sua audiência, podendo ser Linkedin, Tik Tok. Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, e muitos outros.

Cada uma delas tem os seus pontos mais fracos e os seus pontos mais fortes, mas o desafio é descobrir onde o público está. Isso ajuda a organizar melhor os canais que serão publicados os conteúdos.

2. Estipule uma frequência

Não adianta postar todos os dias de uma semana e depois sumir por meses, é essencial definir uma frequência que tenha sentido para o negócio é que se encaixe na agenda.

Se a equipe da empresa de carro de som para propaganda só pode produzir dois ou três conteúdos na semana, ela pode começar com isso, o que importa mesmo é manter a regularidade.

3. Faça uma lista de conteúdos permanentes

Alguns conteúdos podem acabar sendo repetidos todo mês, e para que isso não aconteça, avalie as dúvidas frequentes dos seguidores.

Elas podem ser: onde comprar, os preços, como funciona o parcelamento, quais os processos de fabricação, as atrás de atendimento e muitas outras.

Com isso, crie conteúdos sanando as dúvidas mais frequentes e destacando os melhores produtos e serviços da organização.

4. Divida os conteúdos por temas

Depois de criar os conteúdos permanentes, uma boa dica é dividir os demais por temas e categorias. Assim, será possível ter um calendário editorial mais dinâmico e organizado da melhor maneira na hora de criação de conteúdo.

5. Planeje seus recursos

Existe uma enorme possibilidade de criar bons conteúdos apenas com organização e criatividade. No entanto, em muitos momentos, é possível planejar os recursos disponíveis e produzir algo novo.

Novas imagens dos produtos ou da fábrica de painel de led para propaganda externa, anúncios pagos, parcerias com influenciador, e muito mais.

Tudo ajuda a marca a crescer e, claro, a preencher o calendário editorial com muito mais facilidade.

6. Crie com antecedência

Aquele velho ditado “a pressa é a inimiga da perfeição” não poderia ser melhor aplicado nessa última dica.

Nunca deixe para criar o calendário editorial de última hora, a correria pode atrapalhar a criatividade e até mesmo fazer com que a equipe cometa erros terríveis no planejamento e na escrita.

Ainda pode trazer uma série de imprevistos que surgem todas as vezes que alguém está ocupado. Por isso, crie as publicações para os canais de compartilhamento de conteúdo com até um mês de antecedência, se possível.

Considerações finais

Como visto, uma das maiores vantagens de criar um calendário editorial para a estratégia de uma empresa vendedora de portão basculante fechado é a melhora no alinhamento da equipe com cada um dos processos .

Para garantir que toda a equipe saiba o que tem que fazer, como e quando fazer, é necessário disponibilizar acesso para todos do calendário editorial.

A montagem e o compartilhamento de um é essencial para o sucesso de qualquer campanha da empresa, seja em um site, um blog, nas redes sociais, ou qualquer outro canal de distribuição de conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.