João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 25.9ºC
IBOVESPA 130499.26
Euro 6.1704
Dólar 5.6894
Peso 0.0058
Yuan 0.7998
Como fazer um bom projeto de garagem
23/05/2023 / 22:23
Compartilhe:

O projeto de uma garagem é uma parte de grande importância em uma obra, afinal, é preciso analisar muitos detalhes e ter as dimensões corretas para não errar no básico.

Para um bom projeto de garagem, o ideal é se atentar ao que não se deve fazer e, claro, naquilo que não pode faltar de forma alguma – como espaço.

A importância da garagem para a obra

Uma propriedade, seja uma casa, apartamento, etc, precisa ter um espaço reservado para os veículos, afinal, é uma forma de garantir segurança e conforto. Mas, a importância da garagem para a obra vai além disso.

Uma garagem, além de cumprir o seu papel principal, também é um ambiente onde pode ser guardado alguns materiais, ferramentas, dentre outros itens essenciais de se ter em casa.

No quesito venda e aluguel de imóveis, por exemplo, a garagem poderá influenciar no valor cobrado em ambas as situações.

Tendo uma garagem que foi devidamente planejada em sua obra, construída corretamente e com um bom espaço agregado, poderá aumentar consideravelmente o valor de sua propriedade, afinal, a garagem é uma forma de garantir maior segurança no armazenamento de veículos.

Sem contar que, uma garagem bem planejada poderá agregar também para o visual da propriedade, podendo conter plantas ao redor, decorações diversas e muito mais. Seja um espaço aberto ou fechado, são muitas as possibilidades.

Dependendo do espaço disponível para uma garagem no terreno disponível, ainda é possível usufruir dela para guardar veículos menores, como motos, bicicletas e outros.

Ou seja, ela vai muito além de um espaço para carros.

Dicas para um bom projeto de garagem

Projetar uma garagem pode parecer algo simples, mas requer muita atenção aos detalhes. Principalmente, se a garagem for parte da estrutura da casa ou prédio. Para isso, separamos dicas importantes para o seu projeto.

Não deixe para planejar a garagem no fim da obra

Assim como todos os demais detalhes de uma obra, a garagem deve ser planejada com antecedência, não deixando para decidir depois que já estiver em andamento. Isso irá evitar gastos desnecessários, falta de espaço para o projeto sair como desejado e outras questões que envolvem tempo e dinheiro.

O ideal é que vocês trabalhem em todo o planejamento e só depois ter tudo definido que deverá ser iniciada as obras.

Prefira pilares circulares

Em uma obra, muitos detalhes são fundamentais para o resultado do conjunto. Uma das dicas que damos na hora de planejar a sua garagem é optar por pilares circulares ao invés dos retangulares ou quadrados.

Isso porque eles irão distribuir muito melhor o peso de toda a estrutura, sem contar que a aparência será ainda melhor no final, trazendo um aspecto moderno e elegante para a obra.

Não use curvas muito fechadas

Um grande erro que costuma ser cometido, principalmente, em grandes prédios, é criar um projeto de garagem com curvas muito fechadas. Pode parecer um erro difícil de acontecer, mas nem tanto.

As curvas muito fechadas acabam dificultando o deslocamento dos veículos, dificultando algumas manobras para sair ou entrar do local. Deixar passar esse detalhe poderá resultar em muitos acidentes e, claro, prejuízos.

Projete uma garagem que possibilite fácil acesso às vagas e que não apresentem riscos à estrutura ou às pessoas nos veículos.

Lembre-se do espaço das portas quando planejar as vagas

Outra dica fundamental é o lembrete para deixar espaço para as portas quando for planejar as vagas da garagem. A garagem deve ter espaço suficiente para abrir as portas dos veículos sem correr o risco de bater nas paredes ou colunas, afinal, pode ser um problema bastante irritante.

O espaço de abertura das portas deve ser levado em consideração ainda no projeto, afinal, é onde todas as medidas serão tiradas e onde tudo será definido para o início da obra.

Cuidado com as dimensões da garagem!

Uma garagem deve conter as dimensões corretas, acomodando adequadamente a quantidade de veículos prevista e ainda garantindo que haja segurança e fácil circulação.

Com as dicas que vimos acima, é perceptível que erros simples podem ser cometidos, portanto, atente-se às dimensões para evitar que falte espaço e que acidentes possam ser evitados.

É preciso considerar o tamanho dos veículos, a quantidade de vagas, as colunas da estrutura e, claro, que haja um bom espaço para abertura de portas, saída e entrada de veículos e pedestres, dentre outros cuidados.

Tudo isso deve estar presente no projeto da obra, por isso é um momento tão importante em todo o processo de construção ou reforma.

Dica extra: Forro de PVC para garagem

Para fechar, temos uma dica extra! A opção de forro de PVC para garagem é excelente para quem busca um bom custo x benefício, podendo ser utilizado no teto da garagem.

 

Além de ser uma opção de baixo custo, o forro de PVC é de fácil instalação, seguro e super resistente. Para um ambiente fechado como a garagem, ele é excelente por sua resistência à umidade.

Sem contar na variedade de opções e a praticidade que é realizar a limpeza deste material. Ou seja, muitas vantagens em um único produto.