João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.37ºC
IBOVESPA 124495.68
Euro 5.6119
Dólar 5.1728
Peso 0.0058
Yuan 0.714
Como funciona o sistema de monitoramento de câmeras e alarmes?
12/04/2023 / 13:47
Compartilhe:

Nos dias atuais, é difícil encontrar quem se sinta em total segurança em seus ambientes residenciais e comerciais. As conhecidas ondas de assaltos e violência geram preocupação, e levam a uma crescente busca por um sistema de monitoramento de câmeras e alarmes.

De acordo com a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), em 2021, o setor cresceu 14%, gerando um faturamento de mais de R$ 9 milhões. E as projeções seguem otimistas.

Se você busca alternativas para aumentar a segurança e se proteger de ameaças externas, este artigo é para você. Vamos te ajudar a entender o que fazem as empresas de sistema de alarmes e, em especial, como escolher a melhor delas. 

Sistema de monitoramento de câmeras e alarmes: como funciona?

O sistema de monitoramento de câmeras e alarmes é parte do conjunto de facilities de uma empresa. Seus equipamentos possibilitam a segurança remota de um local. Isso ocorre por meio de sinais sonoros e alertas, que são comunicados à central de monitoramento, a partir da captação de imagens e movimentos incomuns. 

A essência do sistema de monitoramento é a detecção de anomalias no espaço vigiado. Enquanto os sensores do alarme detectam movimentos bruscos e inesperados, as câmeras captam imagens e ajudam a averiguar a procedência dos sinais detectados pelos alarmes (e vice-versa). 

Para assegurar que os dispositivos cumpram sua função estratégica, é comum que sejam colocados em pontos vulneráveis da residência ou empresa-foco, com o objetivo de coibir as tentativas de invasão.

Paralelamente aos equipamentos posicionados nos locais segurados, uma equipe de monitoramento (geralmente localizada na central ou na sede da empresa fornecedora) é responsável por avaliar movimentações suspeitas e acionar o apoio móvel para averiguação do ocorrido. Quando necessário, as autoridades de segurança também são acionadas. 

Quando você deve adquirir um sistema de alarme? 

O sistema de alarme pode ser útil em diversas situações, tais como: 

  • proteção residencial: quando você deseja adicionar uma etapa de segurança extra em sua casa, além dos portões eletrônicos e demais mecanismos disponíveis;
  • condomínio: se você vive em um condomínio, o sistema de monitoramento de câmeras e alarmes pode ser um investimento coletivo, focado na segurança de todos os habitantes. Neste caso, o sistema tem, como foco, vigiar as áreas comuns; 
  • andar corporativo: caso sua empresa ocupe um andar corporativo, o sistema de alarme é uma proteção extra para quem ocupa as salas disponíveis; 
  • prédio corporativo: edificações focadas em escritórios, empresas e outros tipos de corporações também podem se beneficiar de um sistema de alarmes que ajude a proteger sua estrutura física e seu capital intelectual de indesejadas invasões; 
  • cômodo específico: se você tem, em sua casa, um cômodo específico no qual concentra objetos de valor, o sistema de alarme pode ajudar a blindar o local de entradas indesejadas. 

Por que é importante contar com uma empresa de monitoramento de câmeras e alarmes? 4 vantagens

Ainda tem dúvidas se o sistema de monitoramento de câmeras e alarmes é útil para o seu caso? Preparamos uma lista com algumas vantagens de contratar o serviço para adicionar uma camada extra de segurança em seus ambientes. 

  1. Inibição de visitas criminosas ou indesejadas

Em muitos casos, a mera presença dos equipamentos de alarme e câmera já inibem a ação de criminosos ou pessoas mal-intencionadas. Além disso, a identificação de potenciais invasores pelo sistema é uma maneira funcional de prevenir perdas materiais e intelectuais para empresas. 

  1. Monitoramento remoto

Uma das maiores vantagens do sistema de câmeras e alarmes é a possibilidade de monitoramento remoto por meio de aplicativo. Muitas empresas já oferecem essa possibilidade e permitem que o próprio contratante tenha acesso às imagens das câmeras, por intermédio de aplicativos nos dispositivos móveis.

Outras asseguram esse monitoramento por seu time interno em uma central, acionando os contratantes no momento de identificação de qualquer anormalidade. 

Como escolher o melhor sistema de monitoramento para câmeras?

E aí, tudo pronto para escolher seu sistema de monitoramento de câmeras e alarmes? Para te ajudar a cumprir essa missão, separamos alguns aspectos que devem ser considerados no momento da avaliação dos fornecedores. 

1- Tipo de instalação

O primeiro passo é entender qual o tipo de instalação desejado e buscar por fornecedores com expertise no serviço. 

Há instalações internas, geralmente posicionadas em corredores ou cômodos específicos (como escritórios ou salas que contém cofres e equipamentos de grande valor), ou externas, instaladas em portas de entrada, jardins e locais de circulação. 

Lembre-se de que, em geral, os modelos de câmeras disponíveis para cada situação descrita acima são diferentes. No modelo externo, por exemplo, há proteção contra a ação do tempo, como chuvas, vento extremo e até neve. 

2- Tipo de tecnologia

Outro ponto a considerar é a tecnologia usada pelo equipamento. Prefira câmeras e alarmes atualizados, com design moderno e materiais resistentes. Essa simples escolha pode te ajudar a poupar gastos de manutenção no futuro! 

3- Facilidade de uso

Ainda que o sistema de monitoramento de câmeras e alarmes seja gerenciado por uma equipe profissional, pode ser necessário que você realize algum comando no equipamento em eventualidades.

Por isso, é importante se certificar de que os dispositivos sejam fáceis de manipular, com botões e direcionamentos didáticos.

4- Disponibilidade do suporte

Por fim, assegure-se de que o time de suporte esteja disponível para acolher suas dúvidas e solucionar demandas sempre que necessário. Como estamos falando de segurança, é natural que você busque por respostas rápidas e efetivas a quaisquer situações que vivencie com o equipamento. 

E, para finalizar sua busca, compare as melhores empresas de sistema de monitoramento de câmeras e alarmes para entender quais se enquadram nas suas demandas. 

Este artigo foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do oHub para apresentar o que são sistemas de monitoramento de câmeras e alarmes e sua importância no mercado.