Aos poucos o metaverso vai sendo apresentado para toda a sociedade e mostrando o seu potencial de transformação da forma que vivemos. Enquanto as empresas se preparam para essa nova fase, os investidores já podem investir de olho nessa tecnologia para buscar ganhos potenciais na sua carteira.
Isso é possível graças a fundos que replicam índices que reúnem empresas globais que estão na vanguarda da tendência do metaverso — da produção de games das tecnologias que permites a realidade virtual e de realidade aumentada ao mercado de ativos digitais, como criptomoedas.
O fundo Trend Metaverso irá replicar o índice Bloomberg Metaverse, que atualmente reúne 30 ações globais de companhias de tecnologia, incluindo Apple, Microsoft e Meta (antigo Facebook). O índice tem retorno anualizada em 21% a.a. nos últimos 7 anos 15,1% em 2021.
A maioria das companhias estão nos Estados Unidos, mas há empresas de outras partes do mundo também. “Trata-se de um produto inserido em um mercado que poderá faturar mais de US$ 800 bilhões em 2024 segundo projeções da Bloomberg”, afirma Henrique Sana, especialista de investimentos temáticos e alternativos da XP Inc.
O que é o metaverso
Para quem ainda não entendeu muito bem, metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”. Apesar do metaverso já ser uma realidade no mundo dos games, ele chega com o objetivo de mudar a maneira que trabalhamos, nos divertimos e nos relacionamos.
Muitos entusiastas enxergam no metaverso um componente-chave da web 3.0. Esse termo é usado para se referir a uma internet mais imersiva, descentralizada e aberta. Não por isso, as principais empresas de tecnologia do mundo trabalham com projetos ligados a este universo.
Como investir
As corretoras XP e Rico lançaram em janeiro o Trend Metaverso, focado em empresas que atuam com o metaverso, sendo voltado para o público geral e com aporte mínimo de R$ 100.
O fundo replicará o índice Bloomberg Metaverse, que atualmente reúne 30 ações globais de companhias de tecnologia, incluindo Apple, Microsoft e Meta (antigo Facebook). O índice tem retorno anualizada em 21% a.a. nos últimos 7 anos 15,1% em 2021.
InfoMoney