De certa forma, muito provavelmente, você sabe todas as estratégias utilizadas pela sua empresa para manter a satisfação do cliente externo, não é mesmo? Mas e como manter a satisfação do cliente interno?
Em síntese, algumas organizações podem ainda acreditar que uma boa remuneração é o suficiente para manter o cliente interno satisfeito, no entanto, isso não é verdade.
Na prática, a satisfação do cliente interno vai muito além de uma boa remuneração, isto é, o mesmo cuidado e atenção que você tem com os seus clientes, também precisa ter com os seus funcionários.
É o profissional responsável por garantir o andamento da sua empresa. Nesse sentido, é ele quem realiza as atividades necessárias para que a sua companhia possa funcionar em sua totalidade.
Então, o seu cliente interno pode ser um dos seguintes. Veja:
Dessa forma, são todos os profissionais que participam dos processos da organização até chegarem ao consumidor final.
Então, por exemplo, se você é o gerente de uma empresa, está participando do processo de construção da sua organização antes de chegar ao seu consumidor final e as práticas que ocorrem dentro da empresa, devem viabilizar a sua parte do trabalho.
Ele é um dos principais agentes para gerar valor aos consumidores finais.
Nesse sentido, seja através do atendimento, do marketing, do financeiro, logística, das vendas ou do TI, ele contribui para melhorar a experiência do cliente.
No tópico anterior falamos que ele precisa participar ativamente na empresa, daí a sua importância. Ele não pode apenas chegar ao final e adquirir o produto.
Enquanto o cliente interno interage com a empresa de alguma forma, trabalhando no ambiente ou fornecendo insumos. No caso do externo, ele não pertence à empresa de nenhuma forma e somente atua na frente de compra de produtos e serviços.
Agora veja a seguir 5 dicas para manter a satisfação do cliente interno.
Existem algumas dicas que podem te ajudar a manter a satisfação do cliente interno. Veja a seguir!
Em primeiro lugar, uma remuneração justa e compatível com o cargo deve ser uma das maiores preocupações das organizações com os funcionários. É claro que, não deve ser a única, mas precisa ser prioridade.
Um profissional insatisfeito com a remuneração recebida pode, inclusive, procurar oportunidade de trabalho em outro lugar.
Dessa forma, vale a pena utilizar a remuneração também como uma forma de motivação e engajamento para garantir a satisfação do seu cliente interno.
É inegável que uma boa remuneração faz toda diferença. No entanto, aliado a isto, os benefícios para o cliente interno também são importantes para manter a satisfação dos colaboradores.
Na prática, a empresa pode optar por um plano de saúde com mais vantagens para o funcionário ou plano dentário.
Também existem planos de academia e até mesmo em restaurantes melhores para utilizar o ticket refeição.
Dessa forma, a organização demonstrará interesse pelo bem estar e pela saúde de seus colaboradores. Lembrando que a saúde mental também importa, que tal procurar por um plano com bons psicólogos para os seus colaboradores?
Trabalhar em um ambiente com um clima harmonioso faz toda diferença. É fundamental para manter o cliente interno motivado e inspirado.
Do contrário, um ambiente interno estressante, ou sem condições adequadas, reflete na qualidade do trabalho e no atendimento ao cliente externo.
Por vezes, procure manter um ambiente organizacional harmônico, sempre buscando o melhor para toda equipe.
Mais uma vez, isso pode se dar através de prática de atividades, sessões de feedback, transparência nos acontecimentos que podem impactar a equipe, palestras, pacote de benefícios para os colaboradores, entre outros.
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Para tornar o trabalho do seu colaborador mais proveitoso, é importante fornecer as ferramentas necessárias e adequadas para a execução dos serviços.
Uma boa opção é perguntar ao seu colaborador sobre quais ferramentas ele acha que faria a diferença dentro do ambiente corporativo.
Para que a empresa possa crescer, é importante que não haja entraves nas tarefas cotidianas do seu time, por isso, facilite o trabalho diário e mantenha a satisfação do cliente interno.
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Esse é um ponto delicado, porém importante. Existem algumas companhias, que podem chegar em um momento em que a cultura geral da empresa deve ser avaliada, isso se torna necessário, quando a insatisfação é geral!
Alguns pontos a serem observados:
Se a sua empresa apresenta muitos desses pontos, pode ser que a satisfação do cliente interno esteja comprometida!
Leitura complementar:
Existem vantagens em se conhecer o nível de satisfação do cliente interno.
Deste modo, será possível construir a longo prazo, uma organização com resultados satisfatórios para a empresa e para o cliente interno e externo.
Engajar colaboradores é promover um ambiente de trabalho de qualidade. Para isso, é necessário criar ações de comunicação interna, endomarketing e gestão para satisfazer os seus colaboradores.
Agora que você já sabe sobre como manter a satisfação do cliente interno, poderá começar a implementar essas novas práticas na sua empresa!