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Como manter a satisfação do cliente interno?
13/12/2022 / 11:26
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De certa forma, muito provavelmente, você sabe todas as estratégias utilizadas pela sua empresa para manter a satisfação do cliente externo, não é mesmo? Mas e como manter a satisfação do cliente interno?

 

Em síntese, algumas organizações podem ainda acreditar que uma boa remuneração é o suficiente para manter o cliente interno satisfeito, no entanto, isso não é verdade.

 

Na prática, a satisfação do cliente interno vai muito além de uma boa remuneração, isto é, o mesmo cuidado e atenção que você tem com os seus clientes, também precisa ter com os seus funcionários.

O que é cliente interno?

É o profissional responsável por garantir o andamento da sua empresa. Nesse sentido, é ele quem realiza as atividades necessárias para que a sua companhia possa funcionar em sua totalidade. 

 

Então, o seu cliente interno pode ser um dos seguintes. Veja:

 

  • colaboradores;
  • parceiros terceirizados;
  • líderes setoriais;
  • acionistas e investidores.

 

Dessa forma, são todos os profissionais que participam dos processos da organização até chegarem ao consumidor final. 

 

Então, por exemplo, se você é o gerente de uma empresa, está participando do processo de construção da sua organização antes de chegar ao seu consumidor final e as práticas que ocorrem dentro da empresa, devem viabilizar a sua parte do trabalho.

Qual a importância do cliente interno?

Ele é um dos principais agentes para gerar valor aos consumidores finais. 

Nesse sentido, seja através do atendimento, do marketing, do financeiro, logística, das vendas ou do TI, ele contribui para melhorar a experiência do cliente. 

No tópico anterior falamos que ele precisa participar ativamente na empresa, daí a sua importância. Ele não pode apenas chegar ao final e adquirir o produto. 

 

Qual a diferença entre cliente interno e cliente externo?

Enquanto o cliente interno interage com a empresa de alguma forma, trabalhando no ambiente ou fornecendo insumos. No caso do externo, ele não pertence à empresa de nenhuma forma e somente atua na frente de compra de produtos e serviços.

Agora veja a seguir 5  dicas para manter a satisfação do cliente interno.

 

5 dicas para manter a satisfação do cliente interno 

Existem algumas dicas que podem te ajudar a manter a satisfação do cliente interno. Veja a seguir!

  1. Remuneração justa e compatível com o cargo 

Em primeiro lugar, uma remuneração justa e compatível com o cargo deve ser uma das maiores preocupações das organizações com os funcionários. É claro que, não deve ser a única, mas precisa ser prioridade.

Um profissional insatisfeito com a remuneração recebida pode, inclusive, procurar oportunidade de trabalho em outro lugar.

Dessa forma, vale a pena utilizar a remuneração também como uma forma de motivação e engajamento para garantir a satisfação do seu cliente interno.

 

  1. Benefícios para o cliente interno 

É inegável que uma boa remuneração faz toda diferença. No entanto, aliado a isto, os benefícios para o cliente interno também são importantes para manter a satisfação dos colaboradores.

 

Na prática, a empresa pode optar por um plano de saúde com mais vantagens para o funcionário ou plano dentário.

 

Também existem planos de academia e até mesmo em restaurantes melhores para utilizar o ticket refeição.  

 

Dessa forma, a organização demonstrará interesse pelo bem estar e pela saúde de seus colaboradores. Lembrando que a saúde mental também importa, que tal procurar por um plano com bons psicólogos para os seus colaboradores?

 

  1. Mantenha um clima harmonioso 

Trabalhar em um ambiente com um clima harmonioso faz toda diferença. É fundamental para manter o cliente interno motivado e inspirado.

 

Do contrário, um ambiente interno estressante, ou sem condições adequadas, reflete na qualidade do trabalho e no atendimento ao cliente externo.

 

Por vezes, procure manter um ambiente organizacional harmônico, sempre buscando o melhor para toda equipe.

 

Mais uma vez, isso pode se dar através de prática de atividades, sessões de feedback, transparência nos acontecimentos que podem impactar a equipe, palestras, pacote de benefícios para os colaboradores, entre outros.

 

Leia mais:

 

  1. Forneça as ferramentas de trabalho adequadas para o cliente interno 

Para tornar o trabalho do seu colaborador mais proveitoso, é importante fornecer as ferramentas necessárias e adequadas para a execução dos serviços.

 

Uma boa opção é perguntar ao seu colaborador sobre quais ferramentas ele acha que faria a diferença dentro do ambiente corporativo.

 

Para que a empresa possa crescer, é importante que não haja entraves nas tarefas cotidianas do seu time, por isso, facilite o trabalho diário e mantenha a satisfação do cliente interno.

Leia também: 

 

  1. Reavaliar a cultura da empresa 

Esse é um ponto delicado, porém importante. Existem algumas companhias, que podem chegar em um momento em que a cultura geral da empresa deve ser avaliada, isso se torna necessário, quando a insatisfação é geral!

 

Alguns pontos a serem observados:

  • alto turn over;
  • clima organizacional ruim;
  • desavenças entre pares do mesmo time;
  • retrabalho;
  • erros constantes;
  • colaboradores que estão sempre doentes.

 

Se a sua empresa apresenta muitos desses pontos, pode ser que a satisfação do cliente interno esteja comprometida!

 

Leitura complementar:

 

Quais as vantagens de cuidar da satisfação do cliente interno?

Existem vantagens em se conhecer o nível de satisfação do cliente interno. 

 

  • É possível comparar, medir e encontrar tendências de longo prazo; o que beneficia a tomada de decisão;
  • Reforçar objetivos, valores e missão da empresa além de entender também a cultura da organização e refazê-la se for necessário em prol do bem maior que é a relação organização e colaborador;
  • Engajar e motivar o cliente interno em busca do objetivo em comum com a organização;
  • E ainda, conhecer os pontos fortes e fracos da organização para dar mais valor aos aspectos positivos e fazer ajustes nos problemas localizados.

 

Deste modo, será possível construir a longo prazo, uma organização com resultados satisfatórios para a empresa e para o cliente interno e externo.

 

Engajar colaboradores é promover um ambiente de trabalho de qualidade. Para isso, é necessário criar ações de comunicação interna, endomarketing e gestão para satisfazer os seus colaboradores. 

 

Agora que você já sabe sobre como manter a satisfação do cliente interno, poderá começar a implementar essas novas práticas na sua empresa!