Otimização para mecanismos de busca? Não temos orçamento para tanto! “ Disse todos os chefes de PME de sempre. Projetos de conteúdo em larga escala por dezenas de milhares de euros são os culpados por esse equívoco , que até faz o CFO de empresas maiores suar frio. A otimização do mecanismo de pesquisa é de longe o canal mais econômico para adquirir novos clientes seja por quem sempre comprar backlinks de qualidade ou – SE você fizer isso direito. Mostrarei como o SEO para pequenas empresas pode ficar dentro do orçamento e ainda entregar os resultados que você espera. Pouco tempo?
Dificilmente existe alguma medida de marketing que seja tão importante para as empresas quanto o SEO .
Quase 90% de todos os consumidores da região DACH usam a pesquisa online para saber mais sobre produtos e serviços (fonte: Statista.com ). Nessa busca, a maioria clica em um dos três primeiros resultados de busca que os mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo! jogar fora As empresas cujo site não aparece nas primeiras posições não recebem nada.
Bom e bom. Mas a pergunta era: SEO vale a pena para pequenas empresas?
Resposta clara: Sim, a otimização de mecanismos de pesquisa também (e especialmente!) vale a pena para pequenas empresas. Porque aqueles que são encontrados online pelo seu grupo-alvo têm que investir muito menos tempo e orçamento em outras medidas de marketing, como Google Ads ou publicidade no LinkedIn.
A classificação orgânica (= não paga) é sobre relevância e gerenciamento de reputação online. Os motores de busca, sobretudo o Google, claro, só querem mostrar ao utilizador o melhor resultado para a respetiva consulta de pesquisa. Existem vários critérios que o Google usa para determinar a relevância dos vários resultados e depois os classifica: O resultado mais relevante está no topo, talvez até na posição 0 ( Featured Snippet ). Todos os outros seguem.
Nem todos os critérios que determinam a relevância de um site são conhecidos. No entanto, existem alguns fatores de classificação que os especialistas em SEO consideram garantidos :
Todos esses são fatores que podemos influenciar fortemente por meio de SEO direcionado ou otimização direcionada do conteúdo do seu site . Em outras palavras:
Search Engine Optimization garante que um site fique no topo do Google . Para que isso tenha sucesso, o site é otimizado para consultas de pesquisa específicas, uma uma boa dose de backlinks e também conhecidas como palavras- chave ( mais informações ). Essas palavras-chave são os termos de pesquisa que seu público-alvo usa para pesquisar na web os serviços e/ou produtos que você oferece. A otimização de mecanismos de pesquisa funciona de acordo com esse princípio para pequenas e grandes empresas.
A diferença entre SEO para grandes e SEO para pequenas empresas está no escopo do conjunto de palavras- chave .
Empresas grandes, supra-regionais ou internacionalmente ativas que precisam de um grande número de clientes e novos clientes para obter lucro, precisam gerar muito mais tráfego via Google para obter as conversões necessárias (= contatos) no final.
Isso significa que eles precisam classificar muito mais palavras-chave e, mais importante, mais tipos diferentes de palavras-chave do que as pequenas empresas. Por esse motivo, muitas grandes organizações investem, por exemplo, na criação de um blog da empresa para obter muito tráfego por meio das chamadas palavras- chave informativas .
Como as empresas menores tendem a quebrar ainda mais rápido , vamos nos concentrar aqui na otimização do conteúdo do site para pesquisas locais ou transacionais . Há menos desses em geral do que, por exemplo, consultas de pesquisa informativas, mas um provedor de serviços local classificado no topo dos termos de pesquisa local corretos nunca terá falta de clientes.
Quanto orçamento você precisa gastar para colocar seu site no topo das listas de resultados de pesquisa locais depende de vários fatores . Por exemplo, se você já configurou seu site para ser compatível com SEO (veja, por exemplo , WordPress SEO ) e ele já está coletando as primeiras classificações no Google, a otimização de SEO dos textos do site geralmente é suficiente para alcançar o melhor .
Se o Google não estiver encontrando seu site para palavras-chave relevantes, há mais a fazer. Nesse caso, começamos com a otimização técnica do mecanismo de pesquisa para garantir que os mecanismos de pesquisa possam rastrear e indexar facilmente seu site e que os chamados principais elementos vitais da web se encaixem.
Pequenas empresas e provedores de serviços locais geralmente têm um orçamento muito menor para marketing do que os grandes players. Isso não significa que as pequenas empresas precisam ficar sem SEO (otimização para mecanismos de busca). Tudo o que importa é que o dinheiro vá para a coisa certa: otimizar para buscas locais.
As consultas de pesquisa locais ou transacionais compõem a menor parte das palavras- chave pesquisadas na Internet , mas também estão muito mais próximas da conversão (= o visitante do site se torna um cliente). Com base em palavras-chave informativas, como aquelas abordadas em blogs corporativos , provedores de serviços menores dificilmente podem competir com os grandes players .