João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.37ºC
IBOVESPA 131644.89
Euro 6.1192
Dólar 5.494
Peso 0.0057
Yuan 0.7789
Como presentear funcionários recém-contratados?
06/10/2022 / 13:02
Compartilhe:

Como presentear funcionário Como recém-contratados? Quando o funcionário inicia um trabalho na empresa, muitas vezes não espera todos os “presentes” que ganhará. No fim, são as atitudes que marcam, pois não existem melhores boas-vindas.  

Sueli Barbosa, 21, estava prestes a começar um novo trabalho em sua área, em uma grande empresa do mercado imobiliário. Estava nervosa quando chegou ao escritório e se deparou com uma bela surpresa. 

Na mesa estava um laptop aberto e ao lado, uma garrafa de squeeze e uma mochila personalizada com a marca da empresa. Ao lado da mochila, uma caixa de vime com bombons, bolachinhas, barrinhas de cereal e um cartão de boas-vindas, assinado por todos os colegas do escritório.

Incluso o gerente que a entrevistou no processo seletivo.

É fato que atitudes como esta marcam a vida de todo profissional. Mais importante do que os presentes são as atitudes que geram um clima mais produtivo e aconchegante. 

Contudo, os presentes duram muito tempo e marcam também de forma bastante positiva a experiência de vida daquele(a) funcionário(a). Muitos funcionários lembram a vida inteira o agrado recebido e tal brinde atravessa gerações.

Chaveiro do posto de gasolina

Antonio Bernardo, 72, tinha um chaveiro que adorava. Um chaveiro em formato de concha, do tempo em que trabalhava em um posto de gasolina, como frentista. Foram 30 anos de trabalho debaixo de chuva e de Sol, repletos de saudade. 

O chaveiro, ganho no primeiro ano de trabalho, passou do seu bolso para o bolso do filho, quando este ganhou do pai o primeiro carro: um Uno 2012. “Esse chaveiro ninguém tem mais. Era lindo na época, ‘diferentão’, sabe, todo mundo queria um igual. Eu ganhei o meu, usei a vida toda e depois dei pro meu filho. Ah, eu sempre tive carinho por essa concha, ela pagou estudo dos meus filhos, pagou a minha casa, hoje ela não podia estar em melhores mãos”, comentou emocionado o aposentado.  

“Você completa a nossa equipe” 

Ronaldo Siqueli, 25, iniciou seu trabalho na área de TI este ano, após um 2021 cheio de desafios e de muita dificuldade. Perdeu o emprego em junho de 2020, no auge da pandemia, em um desligamento coletivo que sofreu em outra empresa. 

Depois daquele momento, tentou várias entrevistas sem qualquer resultado e por fim, em novembro de 2021, foi selecionado para atuar em uma empresa Global, localizada em São Paulo, com início para janeiro de 2022.

Quando chegou ao escritório, para sua surpresa, encontrou uma mochila personalizada, uma caneta e um vídeo no qual o seu supervisor dizia que ele havia sido o escolhido não por acaso. Que aquela era uma oportunidade de ambos se ajudarem visto que ele tinha a capacidade que a equipe precisava, tinha futuro na empresa e portanto, todos estavam completos a partir daquele momento. Todos formavam uma só unidade e estavam felizes com a sua chegada.

“Naquele instante lembrei de todo sofrimento que vivi um ano e pouco antes, nos demais processos seletivos, quando o gestor me entrevistava e dizia que iria retornar sem dar resposta depois, de quando me perguntavam tantas coisas para depois me esquecerem. Aqui eu senti de imediato que esse pessoal nunca ia me esquecer. Lembrei da minha mãe, da família, foi difícil não chorar a beça antes de começar a trabalhar, viu”, concluiu.

Existem muitas formas de presentear os funcionários logo que iniciam seus trabalhos.  Chaveiros, canecas, canetas, lenços, camisetas, mochilas, enfim, diversos artigos e itens de uso diário, que estarão sim guardados para toda vida.

O mais importante é que, seja qual for o presente escolhido, este seja entregue repleto de calor humano, para que aquela pessoa sinta-se realmente parte daquela equipe. Que ela veja