João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.02ºC
IBOVESPA 128267.93
Euro 5.5724
Dólar 5.1279
Peso 0.0058
Yuan 0.7101
Como proteger os eletrodomésticos da luz solar?
11/11/2022 / 16:39
Compartilhe:

Quem compra um eletrodoméstico quer utilizá-lo por muitos anos, contudo, basta que o mesmo seja guardado onde o Sol sempre aparece, que pode acabar danificado. Saiba como proteger os eletrodomésticos da luz solar.

Os aparelhos eletrônicos que são, geralmente, um sonho de consumo para muita gente, saem todos os anos com novidades e mil e uma funções. 

São modernos, arrojados, combinam com qualquer tipo de decoração. São aparelhos feitos muitas vezes para durarem um bom tempo. E as formas de pagamento são sempre facilitadas, o que garante a muita gente realizar esse sonho.

No entanto, por mais que as pessoas zelem por seus eletrodomésticos, adquiridos sempre com tanto esforço e carinho, sempre podem aparecer defeitos. 

Um aparelho televisor, por exemplo, cujo painel para tv tenha sido instalado muito próximo da janela, onde frequentemente bate o Sol, pode apresentar problemas como falhas na tela, memória, ou ainda derretimento de alguma parte do plástico.

Já imaginou sonhar tanto com uma TV enorme, 4K e ver esse sonho “derreter” por causa da incidência de sol no aparelho? Não dá nem para brincar com isso, não é?

E isto pode acontecer não apenas com a televisão, mas com muitos outros aparelhos. Por isso, veja abaixo como proteger os eletrodomésticos da luz solar.

Instale cortinas

Nestas horas é possível até unir o útil ao agradável e promover aquela redecoração na sala que tanto se quer. 

Quando se tem uma incidência de luz solar muito forte no ambiente, sobretudo em cima do aparelho, uma cortina blecaute ou com um tecido de cor escura pode reduzir bastante o risco de estragar o aparelho.

Além de propiciar um ambiente talvez mais aconchegante, conforme a escolha do tecido. 

Aplicação de película de proteção

Outra dica é aplicar uma película de proteção contra a luz solar nas portas de vidro e janelas da sala. 

Essas películas agem de forma que, a maior parte dos raios ultravioletas e da luz solar acaba sendo filtrada, e o ambiente ganha uma luz mais fraca com calor menos intenso.

Caso a sala disponha também de uma claraboia e através dela, a luz solar incida sobre o aparelho de rádio ou televisão, a película também poderá ser aplicada a fim de reduzir a incidência de luz na mesma. 

E claro, em dias muito quentes, o ambiente também terá um clima mais ameno.

Mude os móveis de lugar

Para quem não tem condições no momento de instalar cortinas ou aplicar filmes nos vidros, a opção mais barata é trocar os móveis de lugar. 

De repente, aquele rack onde o televisor se encontra, pode até ficar bem melhor na parede onde não bate a luz do Sol. Com isso, fica mais fácil repaginar os ambientes sem gastar muito com móveis novos. 

Na cozinha, por exemplo, aquele armário no qual está guardado processador, liquidificador, batedeira e outros utensílios, sem qualquer proteção e que sempre pegam Sol, podem ficar mais protegidos noutra parede com sombra.

E quem sabe, a cozinha não ganha até mais espaço com isso?

Cubra os aparelhos com lona

Claro que você não vai colocar uma lona na TV, mas, nos outros ambientes da casa, onde a cortina, a película ou mudar os móveis de lugar não seja a melhor solução, cobrir os aparelhos com lona já resolve o problema.

Isso porque a lona protege o aparelho da incidência de luz e calor e claro, da poeira que possa acumular também. Quando quiser utilizá-lo, basta tirá-lo da lona.

Estas são ideias que podem facilmente serem implementadas em um final de semana, garantindo que os eletrodomésticos tenham uma vida útil muito maior.

Quem compra, quer ter por muito tempo, quem sabe até pra vida toda?