Viajar para o exterior é, para muitas pessoas, a realização de um sonho. É uma oportunidade única de conhecer novos lugares, culturas, gastronomias, podendo tanto ser um passeio a trabalho quanto um momento de lazer e descanso. Contudo, é normal também que uma viagem dessa natureza deixe as pessoas preocupadas com eventuais imprevistos.
Assim, providenciar o seguro viagem internacional covid antes de embarcar é apenas um dos conselhos dados ao viajante para que ele aproveite o passeio de forma mais tranquila. O texto abaixo aponta algumas dicas que irão garantir mais conforto e segurança para a viagem.
Para evitar dor de cabeça, correria e despesas maiores, é fundamental que o turista se planeje com bastante antecedência. Além disso, é importante garantir mais tempo para que ele se prepare para a viagem, essa atitude permite que ele encontre passagens de avião mais baratas, assim como maior disponibilidade de vagas em hotéis – também com preços mais em conta.
Outro ponto positivo é que há mais tempo para pesquisar as opções, sem que o turista precise decidir pela primeira que encontrar. O recomendado é gastar quanto tempo for necessário nessa etapa, a fim de encontrar as opções que melhor se encaixem nos seus planos de viagem.
A viagem internacional exige que o turista tenha em mãos uma série de documentos, que são pedidos em diferentes etapas do passeio. O mais importante deles é o passaporte, que costuma ser pedido em alguns países do mundo.
Se a pessoa não tiver o passaporte ou perceber que ele estará fora do prazo de validade na data marcada para a viagem, ela precisa estar atenta. Não se pode deixar para resolver essa questão de última hora, uma vez que esse processo leva tempo e não é feito de um dia para o outro.
Primeiro, é preciso solicitar um horário com a Polícia Federal para realizar a entrevista para iniciar o processo – sendo que pode haver fila de espera para conseguir marcar a entrevista. Após a entrevista e o pagamento de uma taxa, a emissão do documento leva em média 15 dias para ficar pronta.
Também é indispensável ter o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), documento que é cobrado em alguns destinos. Esse também é um documento que não pode ser deixado para as vésperas da viagem, uma vez que além de tomar as vacinas exigidas com antecedência, o viajante também deve solicitá-lo no site do Governo Federal.
Outro item que não pode ficar de fora da sua bagagem é o seguro de viagem, pois ele pode ser um aliado importante para eventuais percalços do seu passeio. Ele é uma maneira que o turista tem de se prevenir de situações indesejadas e que ponham em risco sua integridade e bem-estar, já que não é possível prever acidentes e imprevistos durante o passeio.
O objetivo do seguro é resguardar a pessoa de eventuais despesas médicas enquanto está no exterior, evitando assim tornar a viagem ainda mais cara. O seguro de viagem consegue cobrir despesas médicas envolvendo acidentes (até mesmo os mais graves) e doenças, inclusive a Covid. Muitos países exigem que o seguro ofereça essa cobertura, para proteger o viajante das despesas de uma possível infecção do vírus.
Uma maneira de evitar desconfortos e aproveitar melhor a viagem é procurar conhecer quais os locais que pretende visitar antes de viajar. Por exemplo, se o intuito é visitar algum ponto turístico, como museus, saiba quais são os dias e horários de funcionamento dele, como chegar até lá utilizando transporte público e quais os pontos de referência próximos para localizá-lo.
Essa é uma atitude válida não apenas para se precaver de imprevistos, mas também para ganhar tempo. Estabeleça um roteiro de viagem para facilitar o seu deslocamento dentro da cidade que está viajando, conhecendo onde ficam as estações de metrô e ônibus, além de restaurantes nas proximidades dos pontos que quer conhecer.